SIFAP atualizado em manutenção

O Farmácia Popular é um programa de grande sucesso que possibilitou a distribuição eficiente de medicamentos à população. A iniciativa do Ministério da Saúde já atendeu mais de 43 milhões de brasileiros, o equivalente a cerca de 20% da população do país através das mais de 34 mil drogarias credenciadas ao programa. Hoje, cerca de metade das farmácias de todos Brasil disponibilizam seu espaço para distribuir medicamentos pelo SUS, através do programa Aqui Tem Farmácia Popular.

O Ministério da Saúde tem um rígido controle sobre as farmácias participantes, e sobre o repasse de medicamentos. Afinal, então lidando com os cofres públicos e a prestação de contas deve ser confiável, eficaz e detalhada. Para isso o MS criou uma série de regras e normas, que devem ser cumpridas pela farmácia.

 

Leia também:

Resumo fácil das regras do F.P.

Quando vai abrir inscrições no Farmácia Popular?

Nota de abril/2017 da FEBRAFAR sobre a possível abertura de inscrições no programa em breve

 

Além de todas as regras sobre vendas, a farmácia credenciada deve prestar contas provando a legalidade da situação cadastral do estabelecimento. Para controlar especificamente toda documentação, o Ministério da Saúde criou o Sistema do Farmácia Popular (SIFAP). Nesse sistema pode-se atualizar dados de contato, verificar a documentação vencida e renová-la. Os documentos analisados são: Alvará Sanitário, CRF, AFE e CND.

Podemos ajudar com o acesso ao SIFAP para renovar seu cadastro, entre em contato para detalhes.

Caso a loja passe um ano com documentos irregulares ou atrasados, a mesma tem suas vendas suspensas. No caso de dois anos ou mais de atraso na renovação do Farmácia Popular, a loja sofre o descredenciamento do programa. Porém desde Fevereiro de 2016 o SIFAP encontrava-se inativo, e o Ministério da Saúde liberou as farmácias da renovação cadastral durante esse período.

No dia 24 de Abril de 2017 houve a atualização de uma nova versão do SIFAP. Aparentemente o sistema voltou à ativa, sendo possível logar na conta da farmácia. Uma vez logado, pode-se também atualizar as informações de contato como e-mail e telefone atual da loja. Contudo a nova versão do SIFAP ainda não dá acesso para a atualização de documentos. Ao se tentar efetuar a renovação do Farmácia Popular, aparece na tela uma mensagem de “Erro: Sistema temporariamente indisponível”, impossibilitando a conclusão do procedimento.

Consultamos os especialistas da M2farma sobre o assunto:

Mesmo indisponível para renovação de cadastro, a nova versão do SIFAP indica claramente que estamos muito próximos de uma abertura do Programa Farmácia Popular. Já vimos isso antes; são traços de um processo de normalização. O MS primeiro testa todo o sistema de credenciamento para identificar as falhas atuais, corrigi-las e posteriormente abrir o cadastro para novas farmácias.

 

Se você já possui Farmácia Popular na sua loja, fique atento às movimentações e garanta que toda documentação esteja OK, para evitar problemas com a renovação. Se você ainda não possui este atrativo na sua farmácia, informe-se e esteja preparado para sua loja ser credenciada quando abrir. O Farmácia Popular é um programa de sucesso que vai continuar, e ele traz um alto potencial de aumento de vendas para seu estabelecimento.