CFF busca espaço para atuação farmacêutica em planos de saúde

No dia 04 de abril, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) apresentará em reunião promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), proposta de carteira de serviços farmacêuticos a idosos. O objetivo é buscar a inserção do modelo de cuidado farmacêutico preconizado pelo CFF no projeto Idoso Bem Cuidado como uma estratégia para minimizar a morbimortalidade relacionada a medicamentos, nesta população. O projeto foi lançado no mês de maio do ano passado, com o objetivo de melhorar a assistência à saúde prestada a essa parcela dos usuários de planos. Estarão presentes à reunião, os representantes de diversas entidades nacionais que aderiram ao projeto proposto pela ANS (operadoras e prestadores de serviços).

A boa notícia foi dada nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, durante a reunião plenária do CFF, pela assessora da Presidência do conselho, Josélia Frade. No mês de dezembro, Josélia, o também assessor da Presidência, Tarcisio José Palhano, e a conselheira federal de Farmácia pelo estado do Rio Grande do Norte, Lenira da Silva Costa, estiveram em audiência com a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Regina de Oliveira. O grupo apresentou e entregou, à diretora, parecer sobre o documento que deu origem ao projeto – “Idosos na Saúde Suplementar: uma urgência para a saúde da sociedade e para a sustentabilidade do setor – Idoso Bem Cuidado” (para ler, clique aqui).

No parecer, o conselho sintetizou dados indicativos da necessidade de alteração do modelo inicialmente proposto pela ANS. A agência abraçou a sugestão e abriu espaço à participação do CFF em dois grupos da agência, de implantação do projeto Idoso Bem Cuidado e da Oncorede. Na oportunidade, a diretora ainda lançou, ao conselho, o desafio de elencar os grupos de idosos de maior risco de apresentarem problemas relacionados à farmacoterapia e a elaborar proposta de um rol de serviços farmacêuticos direcionados a estes. “É o que foi validado em reunião do dia 20 de fevereiro e será apresentado ao grande grupo de implantação do projeto Idoso Bem Cuidado em abril”, comenta Josélia Frade.

Representantes do Conselho federal de Farmácia participaram, a convite da diretora, dos últimos eventos relativos a implantação desses projetos, nos dias 16 e 17 deste mês, nos hospitais HCor e Sírio Libanês, em São Paulo. Integrante do GT responsável pela elaboração do parecer e também da proposta, Josélia Frade destaca a importância desse trabalho conjunto, que deverá promover a abertura de novos espaços de trabalho remunerado ao farmacêutico.

Sua fala é reiterada pelo presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. “Diante das mudanças vivenciadas pela profissão farmacêutica, o CFF tem buscado a ampliação da presença desses profissionais na rede que atende aos convênios e planos de saúde. E com a atuação clínica do farmacêutico, a perspectiva de fato existe, pois esta representa impacto nos indicadores de qualidade e econômicos da prestação de serviços, mais saúde e qualidade de vida para os usuários, além de oportunidade de valorização profissional, como estudos internacionais e nacionais tem demonstrado”, assinala.

O presidente do CFF aproveitou a oportunidade para agradecer aos farmacêuticos que tem colaborado com o CFF na elaboração dos documentos e proposições à ANS: Lenira da Silva Costa, Angelita Cristine de Melo, Cassyano Januário Correr, Daniel Correia Júnior, Daniel Tenório da Silva, Josélia Cintya Quintão Pena Frade, Maely Peçanha Fávero Retto, Marianne Sardenberg Costa, Mario Jorge Sobreira da Silva, Mirna Poliana Furtado de Oliveira, Tarcísio José Palhano e Wálleri Christini Torelli Reis.

 

Fonte: Comunicação CFF