Crescimento do setor farmacêutico estimula investimentos

distribuidoras-investem-em-seu-mercado-diante-do-crescimento-das-vendas-de-medicamentos-do-canal-farmaGrandes eventos esportivos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas irão proporcionar aumento na oferta de vagas no mercado de trabalho, que reflete, diretamente, no aumento do consumo.

Diante do aquecimento no setor farmacêutico, distribuidores de medicamentos associados à Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan) tiveram bom desempenho no mercado no ano passado, e projetam investimentos em 2013, para que possam melhorar ainda mais o desempenho junto as mais de 72,8 mil farmácias e drogarias existentes no Brasil. Um recente levantamento da Abradilan mostrou que 47,4% dos seus associados projetam fazer investimentos na ampliação do CD e na qualificação da equipe e 29,8% pretende investir somente na qualificação da equipe, enquanto que 14% dos associados pretendem investir na ampliação do CD.

Essas projeções de investimentos nas empresas durante o ano de 2013 estão alinhadas com as expectativas de crescimento das empresas, pois segundo pesquisa realizada pela Abradilan, as projeções são otimistas para o ano de 2013. Segundo a pesquisa , 9,10% dos associados esperam um crescimento de até 10%, acompanhados de 36,40% que acreditam no aumento de 11 a 20%, 24,6% projetam crescimento de 21 a 30%. Além desses, 30,30% dos associados projetam crescimento acima dos 30%.

Entre os fatores que favorecem o crescimento do mercado farmacêutico ganha destaque, o aumento da renda familiar, pois de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 45,5 milhões de brasileiros têm seus rendimentos e consumos referenciados no salário mínimo. Além disso, a retomada do crescimento do país, mesmo que em menor escala; o pré-sal e os grandes eventos esportivos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas irão proporcionar aumento na oferta de vagas no mercado de trabalho, que reflete, diretamente, no aumento do consumo. “Estes pontos positivos fazem com que os brasileiros tenham acesso a mais recursos e aumentem o investimento em produtos para saúde, incluindo os medicamentos”, comenta o diretor-executivo da Abradilan, Geraldo Monteiro.

Atualmente os associados da Abradilan visitam 85% das cidades de todo o Brasil e atendem 77% das 72,8 mil farmácias e drogarias do país. Sendo visitadas 54% das farmácias e drogarias no Norte, 74% no Sul, 81% no Nordeste, 80% no Sudeste e 84% das farmácias e drogarias do Centro-Oeste. A Abradilan representa 23% do mercado brasileiro de medicamentos genéricos em termos de unidades.

Fonte: Portal Jornale