Receitas chegam às farmácias parceiras da Farmácia Popular de forma irregular

receitas irregulares farmáciasEstabelecimentos que aceitarem prescrições incompletas serão punidos

Integrantes da Associação dos Proprietários de Farmácias e Drogarias de Dracena (APFDD) e representante da Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos na noite da última quinta-feira (12/03), para esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento das receitas médicas apresentadas aos estabelecimentos parceiros da Farmácia Popular, sejam elas emitidas por consultórios, hospitais, postos de saúde ou ambulatórios.

Segundo o presidente da APFDD, Danilo do Val Lapenta, as receitas estão chegando às farmácias e drogarias de forma irregular, sem as especificações contidas na portaria 971, de 15 de maio de 2012, que determina o detalhamento da receita médica. Na reunião, Lapenta distribuiu o modelo que mostra como a receita deve ser preenchida, para todos os profissionais presentes.

De acordo com a portaria 971, as receitas devem conter: endereço do estabelecimento de saúde; nome completo do paciente; endereço do paciente; nome do medicamento(s); assinatura do médico; data e carimbo do profissional mesmo que a receita seja feita em papel timbrado. Além disso, os farmacêuticos ou pacientes não podem colocar as devidas especificações a punho. “É dever do profissional prescritor preencher todos os dados corretamente, sem rasuras”, explica.

As farmácias privadas parceiras do programa Farmácia Popular que aceitarem as receitas médicas sem as devidas especificações serão punidas com multa e poderão ter a suspensão dos atendimentos, além de devolver tudo o que já foi pago pelo programa.

Fonte: Portal Regional