Rede Pague Menos deve abrir 100 lojas até fim de 2012

Mesmo com os planos de abertura de capital frustrados e – consequentemente – com menos recursos financeiros no caixa, a rede Pague Menos vai inaugurar cerca de 100 lojas neste ano e chegar a quase 600 farmácias em operação no Brasil. Até 2017, esse número deve chegar a 1.000, mas com potencial de dobrar ao longo dos anos, afirmou Francisco Deusmar de Queirós, dono da rede, com exclusividade a EXAME.com.

Segundo o empresário, dessas 100 lojas, 76 já foram inauguradas neste ano e mais de 20 serão abertas até o fim de dezembro. “Estamos com 58 lojas em processo de construção e a ideia da companhia, daqui para frente, é inaugurar em média 100 unidades todos os anos. Em 2012, os investimentos devem somar cerca de 100 milhões de reais”, disse Queirós.

Apesar de expressivo, o aporte para o ano seria pelo menos sete vezes maior caso a rede tivesse, de fato, concluído o IPO. Isso porque estimativas apontavam que a rede poderia levantar com a oferta inicial de ações cerca de 800 milhões de reais e, segundo prospecto preliminar publicado pela Pague Menos, 90% desse montante seria destinado para expansão da bandeira.

“Sem dúvida o IPO nos daria grande chance de crescer, mas, neste momento, no mundo, ninguém está arriscando abrir capital. Não é o hora e vamos continuar focando no crescimento orgânico da nossa companhia e por isso mesmo não pensamos em crescer por meio de fusões e aquisições”, afirmou o empresário.

De acordo com Queirós, os movimentos recentes de fusões de grandes redes farmacêuticas não impactaram e não devem impactar os planos da Pague Menos. “Essas redes já existiam e não está fazendo nenhuma diferença para os nossos negócios. Afinal, quem abre 100 lojas por ano?”.

Resultados

Nos seis primeiros meses, a receita líquida da Pague Menos somou mais de 1,5 bilhão de reais, crescimento de quase 20% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O lucro da rede, entre janeiro e junho, totalizou 32,6 milhões de reais.

Em 2011, a Pague Menos figurou como a terceira maior rede de farmácia em faturamento no país, segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). No quesito número de lojas, a companhia ocupa a quarta posição no pódio.

Fonte: Exame.com