Expansão do setor farmacêutico na contramão da pandemia

Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado consumidor de produtos farmacêuticos no mundo

O setor farmacêutico, ao que parece, não sentiu os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Assim, segundo dados da Latam da Close-Up International, o mercado farmacêutico movimentou mais de R$79 bilhões no primeiro semestre de 2020, tendo um aumento de 13% em comparação ao mesmo período de 2019.

Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado consumidor de produtos farmacêuticos no mundo.  Segundo a IQVIA, é esperado que as vendas de medicamentos no Brasil cresçam de 5% a 8% neste ano.

Além disso, até 2022 o Brasil pode superar a França e se tornar o 5º país com maior mercado farmacêutico no mundo.

Da mesma forma, o setor de medicamentos especiais também está em crescimento. De acordo com dados do Governo Federal, o investimento em medicações especiais teve crescimento de 40% nos últimos 8 anos.

On line

Como o comércio teve que baixar suas portas temporariamente, houve a necessidade da compra online. O setor farmacêutico se beneficiou desta nova realidade do consumidor.

Em levantamento realizado pela Kantar Talks em parceria com a Meio e Mensagem, houve um aumento de 37% no consumo online de medicamentos.

Delivery farmacêutico

Com um aumento nas vendas online, muitas empresas farmacêuticas sentiram a necessidade de contar com um serviço de entrega, os chamados Delivery. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácia (Abrafarma), o delivery farmacêutico cresceu em 72% nesta pandemia. Assim, quem já estava preparado para atender nos canais digitais, otimizou ainda mais o seu processo de vendas online.

De acordo com a Singular Medicamento, houve um aumento de 20% no número de novos usuários comprando no e-commerce.

Além disso, há uma puxada muito forte das regiões sudeste e sul do país, com crescimento de 41% em SP, MG e RJ, e de 98% em RS, SC e PR, no volume de acesso de usuários na loja online.

Melhorando a experiência do usuário

Atualmente a venda online não se limita apenas ao usuário comprar em um site.

As empresas vêm adotando uma estratégia omnichannel para garantir, assim, que o atendimento ao cliente seja realizado.

Compras pelo WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook estão se tornando bastante comum.

Comercialização de medicamentos especiais

Medicamentos especiais é uma categoria de alta complexidade para tratamentos de ponta, muito utilizados nas áreas de oncologia, nefrologia, reumatologia e veterinária.

Por isso, exigem cuidados especiais tanto no seu armazenamento quanto em seu transporte.

A comercialização de medicamentos especiais é vigorada na Portaria 802 estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), servindo de referência para que as empresas farmacêuticas tenham estrutura que garantam a conservação dos medicamentos.

Além disso, a portaria prevê também que as empresas farmacêuticas tenham certificações que garantam a viabilidade comercial e estrutura, para desta forma, preservar e manter a qualidade dos serviços prestados e dos medicamentos comercializados.

Fonte: Revista Expansão

Foto: Shutterstock