Arquivo do blog

Lista de preços Farmácia Popular atualizada 2017

A lista ou tabela de preços oficial do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, um dos principais braços de distribuição de medicamentos no Brasil, deve ser mantida sempre atualizada no sistema da farmácia, evitando problemas de perdas com vendas não autorizadas e irregularidades como venda e cobrança incorreta devido a valores errados. Em excesso, essas situações podem ocasionar prejuízos nos repasses pelas vendas erradas e até mesmo disparar suspeita de fraude no monitoramento do SNA e DENASUS, responsáveis pelas auditorias do programa.

A única lista oficial disponibilizada com valores de venda é a que consta dentro no Manual do Programa, porém esta listagem pode causar confusões pois são informados os valores da dosagem única de cada medicamento. É necessário calcular o valor conforme a quantidade de comprimidos ou doses, sendo comum erros  nos cálculos que acabam por causar prejuízos para farmácia e vendas realizadas de forma irregular. Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular



Ministério estuda tirar insulina do Farmácia Popular, se preço não for reduzido

Distribuição do produto passaria a ser feita somente nos postos de atenção básica

O Ministério da Saúde estuda retirar a insulina do Aqui Tem Farmácia Popular, caso o preço pago pelo produto não seja reduzido. A medida faz parte de uma estratégia da pasta para restringir o orçamento do programa, criado durante o governo petista e que beneficia mensalmente uma média de 9,8 milhões de pessoas. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Projeto de Lei prevê aumento de verba para ‘Farmácia Popular’

Orçamento proposto é de R$ 3 bilhões

O Ministério da Saúde enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA – que prevê um aumento nas verbas direcionadas ao Programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Com a aprovação do orçamento, estará garantida a continuidade da oferta efetiva de medicamentos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e asma. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Programa Aqui Tem Farmácia Popular – entenda os impasses relacionados à continuidade

Mais uma vez estão circulando informações sobre o provável fim do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, principalmente após o fechamento das sedes próprias do Programa Farmácia Popular em todo o país. Contudo, as notícias não condizem totalmente com a realidade.

Primeiramente é necessário entender que, além do fechamento das sedes próprias, outro fato que alimentou essas informações é que recentemente o Ministério da Saúde iniciou uma rodada de negociações com a indústria farmacêutica e o setor de drogarias em função da busca de reajustes de valores – Leia notícia completa aqui.

“Nesse debate temos de um lado o Governo, que quer diminuir os custos, e de outro o mercado, que enfrenta dificuldades pelas baixas margens que já obtêm. A necessidade de equalizar as contas parte de um complexo cálculo, no qual devem consideradas uma grande variedade de produtos e marcas vendidos no programa e as dificuldades relacionadas com a realidade tributária brasileira, o que faz com que grande parte dos ganhos sejam corroídos. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Ministério da Saúde busca ampliar oferta do ‘Farmácia Popular’

Pesquisa aponta que os valores de venda para a pasta estão 30% acima do praticado pelo mercado

O Ministério da Saúde iniciou uma rodada de negociações com a indústria farmacêutica e o setor de drogarias para ampliar o acesso aos medicamentos do ‘Farmácia Popular’. A pasta observou que, em média, os valores pagos pelos produtos de asma, hipertensão e diabetes estão 30% acima dos praticados pelo mercado. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Indústria farmacêutica, Farmácia Popular



Procuração para o Farmácia Popular: modelo atualizado 2017

Para retirar medicamentos pelo programa Farmácia Popular é obrigatório apresentação da receita médica junto com a documentação obrigatória comprovando a identidade do paciente. 

Existem casos em que o paciente apresenta impossibilidade de comparecer fisicamente na farmácia ou drogaria. Isso ocorre por vários motivos, desde um paciente com mobilidade reduzida, um idoso, um lar de idosos, um paciente em situação de internação, entre outros.

Disponibilizamos abaixo um modelo em PDF de procuração do Farmácia Popular, mais recente e atualizado para 2017: Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Será o fim? O Farmácia Popular vai acabar?

fim do farmacia popularO Ministério da Saúde aprovou recentemente o corte dos recursos para manter as unidades próprias do Farmácia Popular. A verba será transferida para custear a compra de medicamentos.

Leia a notícia completa sobre os cortes

Em reunião com representantes do Ministério da Saúde e secretários estaduais e municipais da área, ficou decidido que as farmácias populares mantidas pelo governo não mais receberão verbas a partir de maio. Caso os municípios optem pela manutenção das unidades, deverão arcar com os custos eles mesmos, o que aponta para o fechamento da maioria. Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Mercado farmacêutico, Farmácia Popular



Endereço dos sites Portal Produção e Homologação

Reunimos neste post o endereço dos sites do programa Aqui Tem Farmácia Popular, que são utilizados para realizar as vendas teste iniciais, e também para consultar vendas e realizar estorno de vendas pelo programa, para um determinado CNPJ.

Confira os sites de Homologação e Produção do Farmácia Popular: Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Perda do prazo de renovação do Farmácia Popular 2017

perdi-a-renovacao-farmacia-popular-vendas-bloqueadas-2014

Chegou ao fim o prazo da renovação do cadastro no Farmácia Popular para o ano de 2017, que foi prorrogado até o dia 31/07/17  vencendo nesta segunda-feira. O procedimento estava liberado desde o início de maio deste ano, com aproximadamente 90 dias para ser realizado.

As Farmácias e Drogarias que não concluíram o trâmite da renovação dos dados de seu credenciamento e do RTA junto à CAIXA, terão suas vendas bloqueadas a partir de hoje, 31 de julho de 2017, conforme informado previamente em comunicado oficial do Ministério da Saúde. O SIFAP indicará o status “ESTABELECIMENTO INATIVO”, indicando o bloqueio das vendas do mesmo.

Se esse é o caso de sua empresa e a farmácia perdeu o prazo para renovar o Farmácia Popular, nós podemos ajudar:

A M2Farma é especialista em credenciamento e regularização de cadastros no programa Aqui Tem Farmácia Popular, e conhecemos os procedimentos para garantir que suas vendas não sejam bloqueadas e que o cadastro seja renovado mesmo estando fora do prazo. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Legislação e regulamentações, Farmácia Popular



Indústria farmacêutica se preocupa com corte em programa do governo

O fim da rede própria do programa Farmácia Popular terá impacto baixo na indústria farmacêutica. O setor, porém, teme novos cortes de orçamento no projeto -cuja maior operação é feita por meio da rede privada.

O governo federal oferece medicamentos gratuitos ou com descontos em 35 mil farmácias privadas e 367 unidades próprias -apenas estas últimas serão eliminadas.

A mudança não deverá provocar impacto na demanda por remédios, segundo Bruno Abreu, diretor do Sindusfarma (associação do setor).

Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Códigos e respostas de retorno do Farmácia Popular (web service)

Conheça todas as mensagens de retorno, tanto de sucesso quanto erros, do comunicador do Farmácia Popular, quando é realizada uma solicitação junto aos servidores do sistema:

 

Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular



Erro: Não foi possível efetuar a transação solicitada

Importante!
As informações abaixo são referentes ao erro encontrado por farmácias no sistema SIFAP do Farmácia Popular. Caso você seja uma pessoa física com problemas para acessar os sistemas da CAIXA, por favor procure sua agência para mais informações.

Conheça mais sobre o erro no acesso ao SIFAP, cuja mensagem exibida é a Não foi possível efetuar a transação solicitada (010 – Usuário internet não cadastrado no SISGR).

Erro: Não foi possível efetuar a transação solicitada (010 - Usuário internet não cadastrado no SISGR).

Outro erro que vem acontecendo frequentemente com muitas farmácias e drogarias cadastradas no Farmácia Popular, ao tentarem acesso ao sistema SIFAP para a renovação ou alteração do cadastro, é o erro de SISGR.

Após digitar o NIS e a senha, surge a  seguinte mensagem de erro: Não foi possível efetuar a transação solicitada (010 – Usuário internet não cadastrado no SISGR).

Através de muita pesquisa e investigação, descobrimos que trata-se de um problema interno relacionado aos sistemas do Farmácia Popular e Caixa Econômica Federal.

Para contornar esse problema, uma série de procedimentos especiais devem ser realizadas, permitindo o acesso ao SIFAP, que é liberado logo após a correção.

Outros erros que encontramos com frequência:

Não foi possível efetuar a transação solicitada (010 – Nivel de acesso nao numerico)

Erro ao realizar login. <br> [(CICS Direct ExecuteException.) Rotina: WEBPOSGP]. Favor contatar o administrador do sistema.

(Unexpected Error). Favor tente mais tarde.

Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Confirmada abertura credenciamento Farmácia Popular – Norte e Nordeste

Nessa semana o Ministério da Saúde comunicou oficialmente a abertura do credenciamento para Farmácia Popular. Por hora apenas para as regiões do Norte e Nordeste. Acompanhe:

Comunicamos que, a partir do mês de agosto de 2017, o Ministério da Saúde irá repassar as verbas das unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular aos estados e municípios para que 100% seja utilizado na compra de fármacos destinados à população. Essa mudança visa a ampliar a oferta efetiva de medicamentos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e asma, uma vez que 80% do valor destinado à Rede Própria era gasto com a manutenção das unidades.

Outra novidade será a ampliação da rede do Programa “Aqui tem Farmácia Popular” em 18 municípios das regiões Norte e Nordeste que possuíam apenas a Rede Própria do Programa. Nestes locais, serão reabertos o credenciamento de novas farmácias e drogarias para complementar a assistência farmacêutica da população. Dessa maneira, foram definidos os seguintes critérios para o credenciamento: Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Comprar CNPJ de Farmácia Popular: riscos e vantagens

As vantagens do credenciamento no programa “Aqui tem Farmácia Popular” são largamente cobiçadas pelos donos de farmácias. Não por menos, o aumento de vendas que o programa possibilita é incontestável, podemos citar exemplos de farmácias que possuem 30% da receita total provinda do Farmácia Popular. Acompanhamos ao longo de nossa trajetória, um histórico de atrasos nos repasses por parte do governo, que pode chegar a alguns meses, mas nunca houve inadimplência: o governo sempre faz o pagamento correto porém às vezes um pouco atrasado.

Observamos um aumento da oferta e procura por CNPJs registrados no “Aqui tem Farmácia Popular”. A prática aparece como uma alternativa de curto prazo e rápida para fazer parte do programa. Ao comprar uma farmácia habilitada no Farmácia Popular, você poderá atualizar os dados da empresa no programa e iniciar as vendas em seguida, sem precisar aguardar a abertura oficial de cadastramento do programa. Contudo muitas dúvidas e incertezas cercam tal assunto e trazemos alguns esclarecimentos neste post. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Mercado farmacêutico, Farmácia Popular



Alterado repasse do Farmácia Popular, ampliando em R$ 80 milhões ano recurso em medicamentos

Ministério da Saúde vai repassar as verbas das unidades próprias do Farmácia Popular aos estados e municípios para que 100% seja utilizada na compra de fármacos para a população

A partir de agosto, estados e municípios terão um incremento de 10% para a compra de medicamentos da atenção básica do SUS, equivalente a R$ 100 milhões por ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (6), em Brasília (DF). A ação tem o objetivo de ampliar a oferta efetiva de insumos farmacêuticos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e asmas, por exemplo, nas unidades de saúde de todo o país. A medida foi possível com a realocação de recursos que eram destinados à Rede Própria do Farmácia Popular, cujo custo administrativo chegava a 80%. Agora, o valor será integralmente aplicado na oferta de fármacos à população. Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular



Lista de medicamentos do Farmácia Popular atualizada 2017

Desde 2004, ano do surgimento do programa, é possível consultar a lista de medicamentos participantes do Aqui Tem Farmácia Popular. A listagem é disponibilizada em  formato PDF, no site que reúne a comunicação oficial do programa.

Facilitamos a pesquisa disponibilizando a relação mais completa e recente com todos os itens do Farmácia Popular, atualizadas para o ano de 2017. Confira:

Listas do Farmácia Popular:

» Medicamentos para venda (copagamento)

» Medicamentos 100% gratuitos

» Fraldas geriátricas

Caso esteja em busca da lista de preços e valores do Farmácia Popular, acesse aqui:

Lista de preços de cada medicamento:

» Listagem de preços

Leia mais ›


Palavras-chave ,
Farmácia Popular



Farmácia descredenciada ou bloqueada no programa Farmácia Popular, e agora?

Descredenciamento-no-Farmacia-PopularNota sobre o Descredenciamento no Farmácia Popular

O Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no país. Uma das principais finalidades do programa é beneficiar as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço dos medicamentos.

A fim de evitar fraudes e abusos, existe a Secretaria Estadual de Auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (SEAUD/DENASUS), que é o órgão responsável por auditar e fiscalizar o cumprimento das obrigações que a farmácia possui por fazer parte do Programa “Farmácia Popular”.

É importante ressaltar que questões relacionadas aos medicamentos, retenção de cópias da receita médica e dos documentos dos clientes, além da correta propaganda e comunicação da Farmácia podem levar ao descredenciamento, quando não executadas corretamente. Leia um resumo das regras neste link.

 

O que fazer em caso de descredenciamento?

Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Justiça Federal condena comerciante de Agudos que fraudou a Farmácia Popular

Prejuízo causado aos cofres públicos passa de R$ 88 mil, segundo MPF

Administrador de uma drogaria em Agudos (13 quilômetros de Bauru) foi condenado pela Justiça Federal de Bauru a três anos e seis meses de prisão, em regime aberto, por crime de estelionato contra a União na modalidade continuada. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, no processo, ficou comprovado que ele enganou a fiscalização do programa “Farmácia Popular” entre janeiro e julho de 2012. Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular



Programa Aqui tem Farmácia Popular será mantido com alteração nas regras

No início deste ano, o Ministério da Saúde anunciou uma mudança nas regras do Programa Aqui tem Farmácia Popular, em que foi inserido um critério de idade para alguns medicamentos. Nas regras anteriores, que prevaleciam desde 2006, quando a iniciativa foi criada, não havia esse critério para a retirada de medicamentos nas drogarias.

A venda de medicamentos para mal de Parkinson passa a estar autorizada somente para pessoas a partir de 50 anos. Para osteoporose, a idade mínima é 40 anos. Hipertensão, 20. Já os remédios para controlar o colesterol alto serão autorizados para pacientes com pelo menos 35 anos, e contraceptivos para mulheres de 10 a 60 anos. Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular



Resumo das normas e regras do Farmácia Popular

manual-de-regras-farmacia-popularA empresa que participa do programa Aqui Tem Farmácia Popular deve seguir todas e cada uma das regras do programa, que são descritas na Portaria nº 111, de 29 de janeiro de 2016 e no manual de regras oficial, disponível neste link.

Reunimos neste texto as principais regras que devem ser cumpridas em um resumo para facilitar e agilizar a pesquisa. Estão inclusas todas as alterações, novidades e novas regras que foram adicionadas recentemente. Confira a seguir: Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular



0
Conectando
Por favor, aguarde...
Como podemos ajudar?

Envie uma mensagem com sua dúvida, logo retornaremos para você:

* Nome
* E-mail
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line

Como podemos ajudar?

Estamos on-line, fique à vontade para iniciar uma conversa com a M2Farma.

* Nome
* Email
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: