Biomm aprova novo biossimilar utilizado para tratamento de Covid-19

A biofarmacêutica Biomm tem aprovação da Anvisa para comercializar o anticoagulante Ghemaxan, referência para profilaxia e tratamento de problemas circulatórios e cardiovascularesA Biofarmacêutica Biomm, em acordo de distribuição exclusiva com a companhia farmacêutica italiana Chemi SpA, recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 16, para comercializar o biossimilar Ghemaxan, que tem como princípio ativo a Enoxaparina Sódica (anticoagulante ghemaxan) .
A empresa ainda aguarda a precificação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para que o produto possa ser distribuído no Brasil.
O Ghemaxan é indicado, prioritariamente, para profilaxia e tratamento da trombose venosa profunda e embolia pulmonar, da angina instável (dor recorrente no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco) e em casos de infarto agudo do miocárdio.A medicação também faz parte do protocolo de profilaxia e tratamento de coágulos associados à Covid-19, justamente por ajudar no combate dos distúrbios de coagulação que afetam os vasos das pernas e dos pulmões e prejudicam a oxigenação de pacientes hospitalizados.
O uso é indicado por sociedades médicas de diversos países e está no Covid-19 Treatment Guidelines Working Group do Instituto de Saúde Pública dos Estados Unidos (National Institutes Of Health – NIIH).

Aprovação brasileira 

No Brasil, tem o aval da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), entre outras nove associações médicas que recomendam o uso de anticoagulantes, com base em critérios clínicos pré-estabelecidos na literatura e na avaliação individual de cada caso.

A italiana Chemi SpA, do Grupo Italfarmaco, produz a Enoxaparina Sódica desde 2014. Neste mesmo ano, o medicamento passou a ser comercializado nos Estados Unidos com a aprovação da Food and Drug Administration (FDA). No continente europeu, a droga é aprovada no Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Grécia, Espanha, Finlândia, Holanda, Itália e Noruega, totalizando nove países.

Indicações de uso do anticoagulante Ghemaxan 

Na trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, o medicamento é a primeira opção de tratamento e age diminuindo a coagulação do sangue, reduzindo coágulos já existentes e evitando a formação de novos.Já em casos de angina instável e infarto agudo do miocárdio, que são graves, a droga atua prevenindo a formação de coágulos e impedindo o acúmulo nos estreitamentos das artérias que levam o sangue ao coração.

Com o novo produto, a Biomm ampliará a oferta de seu portfólio de medicamentos biotecnológicos no Brasil, formado pelas insulinas Afrezza (única insulina inalável do mundo), Glargilin e Wosulin, e pelo Herzuma, indicado para o tratamento do câncer de mama. Receita líquida da Biomm alcança R$18,7 milhões no 3º trimestre de 2020
Fonte: Biomm