Displays são importantes para destacar-se no ponto de venda

displays-organização-espaço-farmáciasIndústria aposta na estratégia para garantir venda.

Há alguns anos, os displays em farmácias estavam longe de ser unanimidade, especialmente pelo espaço extra que demandavam. Hoje, com uma mudança de mentalidade da indústria em direção ao shopper, os varejistas passam a ver esse tipo de ação com bons olhos, devido à rentabilidade que pode oferecer para o canal farma. Quem caminha em farmácias com frequência e há certo tempo pode afirmar com tranquilidade o quanto a dinâmica do varejo farma mudou em muitos aspectos e devido às demandas que foram surgindo, especialmente, nos últimos dez anos.

Essas mudanças refletiram na organização do espaço das lojas, uma vez que uma avalanche de produtos, muito além dos medicamentos, passaram a integrar sua oferta de vendas. Vale destacar a percepção dos varejistas de que trabalhar com perfumaria e beleza poderia trazer uma lucratividade importante. Além disso, há ainda a reciprocidade da indústria, que percebeu a importância desse canal para ampliar suas vendas. A partir daí nasceu uma parceria de sucesso que vem em concordância com a mudança do perfil do consumidor brasileiro que deseja praticidade na hora da compra. Mas que trouxe também desafios importantes e perguntas complexas. Como aliar medicamentos a produtos de higiene e beleza em um mesmo espaço? Como tratar o consumidor que vem em busca de um produto mais especializado, que não medicamento? Como destacar higiene e beleza no ponto de venda?

Um passo antes de chegar ao consumidor final pensa-se no relacionamento do varejista com a indústria de perfumaria e beleza – muito diferente do que se tem entre o varejo farma e os laboratórios de medicamentos – e que ainda está em amadurecimento.

Uma estratégia importante da indústria junto ao varejo farma para destacar-se no ponto de venda são os displays. Nessa transação, a indústria paga ao varejista para ter um móvel com sua marca em determinado ponto da loja, que serve para destacar seu produto. Ganha o varejo com a transação comercial e o percentual de aumento das vendas, ganha a indústria que vende mais e ganha o consumidor que pode visualizar os produtos de determinada marca no ponto de venda com mais facilidade.

 

Fonte: Guia da Farmácia