Nova versão do SIFAP deve ser lançada em breve

Você notou que o SIFAP, Sistema do Farmácia Popular, apresentou-se instável e até ficou fora do ar nas últimas semanas? Ao tentar acessar as páginas de login e cadastro do SIFAP, a navegação ficava lenta ou até mesmo indisponível, sendo impossível acessar informações dentro do sistema.

Em alguns momentos as páginas não abriam e apresentava mensagem de erro. Essa situação ocorreu tanto no sistema principal do SIFAP quanto no link específico de cadastro de novas farmácias, o qual nós acompanhamos diariamente a cada 10 minutos, em busca de abertura para cadastrar novas empresas.

Nova versão vem aí

Algum tempo atrás, nós da M2 Farma participamos de uma conversa com a equipe responsável pelo Farmácia Popular, no sentido de coletar nossa opinião em relação ao SIFAP. Recebemos o contato do pessoal responsável pelo sistema e trocamos informações relacionadas a funcionalidades e o uso do sistema.

A informação ainda não é oficial, mas ficou bem claro para nós que em breve teremos novidades e deve ser lançada uma nova versão do sistema SIFAP para todas as farmácias participantes do programa e CAIXA Federal.

Novidades do SIFAP

O novo sistema deverá ser mais rapido e estavel, facilitando o processo tanto de acesso quanto de edição de informações e dados relacionados ao credenciado.  Esperamos que seja desenvolvido em linguagem moderna e que o sistema deve funcionar de forma bastante rápida e ágil facilitando o dia-a-dia dos usuários.

Outra melhoria esperada é em relação ao  design e visual, que esperamos ser mais moderno e intuitivo, facilitando a experiência do usuário. Também existe a expectativa de que será responsivo, ou seja, um sistema que se adapta a qualquer tela onde seja exibido (computador ou celular) facilitando dessa forma o acesso através de telefone celulares.

Nós da M2 Farma também esperamos mais funcionalidades, como por exemplo, poder enviar anexos diretamente no sistema, por parte da farmácia, eliminando a necessidade de imprimir cópias e levá-las pessoalmente na agência da Caixa Federal.

Resultado final e data de lançamento

Como resultado final, espera-se que os processos relacionados ao SIFAP serão mais rápidos e menos complicados já que não será necessário mais imprimir papéis, deslocar-se até a agência da Caixa para apresentá-los, e muito menos ter que aguardar a confirmação do pessoal na CAIXA sobre alterações e afins. A agilidade vai refletir inclusive internamente, ocupando menos tempo de trabalho dos responsáveis pelo sistema tanto nas agências da Caixa quanto da equipe do Farmácia Popular em Brasília.

Além disso, haverá mais autonomia para as farmacias, que poderão alterar informações diretamente no sistema, podendo inclusive anexar documentos e fotos de comprovantes do CRF e ANVISA, entre outros documentos necessários para comprovação da regularidade da empresa, de forma a continuar sua participação no convênio do governo.

Ainda não existe uma data oficial prevista para o lançamento do novo SIFAP, porém esperamos que em breve, no início de 2020 aproximadamente, deverá ser possível acessar a nova versão SIFAP. Continuaremos acompanhando e manteremos nossos leitores e clientes informados aqui no blog, acompanhe!