Papel da farmácia no cuidado oncológico

Este será o tema da palestra do Programa IOP Orienta, do Instituto de Oncologia do Paraná

O Programa IOP Orienta, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, promove no dia 31 de outubro, às 17h00, nas dependências do Valencis Curitiba Hospice, a palestra “O papel da Farmácia no cuidado oncológico”. O tema será apresentado pela farmacêutica Crislayne Bontorin, formada em Farmácia pela UniBrasil e pós-graduada em Farmácia Clínica Oncológica pelo Hospital Erasto Gaertner (HEG).

Crislayne destaca os principais temas que serão abordados em sua palestra: “É  importante o paciente conhecer o que o profissional farmacêutico faz além de cuidar do seu medicamento. Que o caminho percorrido até a administração da quimioterapia, em várias etapas, existe um farmacêutico que avalia interações medicamentosas, doses, orienta sobre os medicamentos (dias de aplicação, reações adversas, antieméticos, armazenamento). Também é importante que os pacientes saibam que o farmacêutico é o responsável por preparar as quimioterapias e como isso acontece. Vamos sanar todas as dúvidas e a participação de pacientes, familiares ou acompanhantes será fundamental”, cita.

A palestra “O papel da Farmácia no cuidado oncológico” faz parte do programa IOP Orienta, desenvolvido pelo grupo educativo formado por profissionais da equipe multiprofissional – enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos – e tem por objetivo a troca de informações e orientações dos profissionais do Grupo IOP para pacientes, familiares e cuidadores. Fonte: Difundir – SP