Plataforma de inteligência da Farma Ponte é destaque em evento de inovações no varejo

“Integrar o ponto de venda com o celular transforma a loja no destino do cliente”. A afirmação de Ricardo Pomeranz, CEO da consultoria Inroots, resume com precisão as conclusões do evento Soluções Inovadoras para o Varejo 2019, promovido no último dia 28 de novembro na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

A programação, que colocou em debate os novos modelos de marketing e vendas do varejo, destacou-se pela apresentação do case da Farma Ponte, rede de drogarias fundada em Sorocaba, no interior paulista, com 140 lojas distribuídas por mais de 30 cidades. Desde que passou a utilizar, há dois anos, a plataforma de inteligência da GS Group baseada na ciência do consumo, a rede registrou um aumento de 38% no tíquete médio. As ações incluíram a ativação de comunicação e ofertas direcionadas para um determinado perfil de cliente, campanhas de incentivo e de pontuação em compras que podem ser revertidas em prêmios.

Hoje, a rede conta com mais de 1,2 milhão de clientes fidelizados, o que representa 70% do seu faturamento. A plataforma também permite a elaboração de ações e ofertas para temas específicos como asma, colesterol, diabetes, hipertensão, suplementos, probióticos, mães, coloração e estética.

Segundo, Fernando Gibotti, CEO e fundador da GS Group e que representou a Farma Ponte no evento, conhecer o cliente é fundamental para aumentar o faturamento de qualquer empresa. “O canal farma apresenta um alto índice de compras e recorrência mensal que proporciona uma capacidade de análise muito privilegiada”, explica. Segundo o executivo, com base nas informações coletadas consegue-se ter um entendimento profundo do comportamento do shopper e desta forma criar ações específicas na área de dermocosméticos, fraldas e outros itens de perfumaria, por exemplo.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico