Serviços clínicos nas farmácias crescem 62%

Desde o lançamento do programa de Assistência Farmacêutica Avançada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em 2014, as salas clínicas vêm registrando um crescimento exponencial.

Só no primeiro semestre deste ano, o número de consultas para serviços farmacêuticos aumentou 62% em relação ao mesmo período de 2018. Foram realizados 862.623 atendimentos. As grandes redes que integram o projeto já contabilizam 2.964 espaços do gênero, um incremento de 9,4%.

As maiores concentrações de salas estão no Sul e Sudeste do país, sendo 1.029 salas em São Paulo, 418 em Minas Gerais, 273 no Rio Grande do Sul e 259 no Paraná. Mais de 7.800 farmacêuticos atuam no atendimento dos serviços farmacêuticos, média de 2,6 por farmácia. “As salas clínicas começaram a mudar a realidade do acesso à saúde, ao estimularem a adesão aos tratamentos e colocarem os farmacêuticos na linha de frente nesse processo”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do programa.

Entre os serviços mais demandados, destaque para o testes de colesterol e  de perfil lipídico, que são realizados por mais de 300 farmácias em todo o Brasil. “Apesar de ainda não contar com uma regulamentação específica por parte da Anvisa, mas respaldados pela Lei 13.021/2014, os testes laboratoriais remotos (TLR) também são serviços que registram elevada procura por parte da população”, finaliza Correr.

Debate na Câmara

A situação da assistência farmacêutica no país, inclusive, será tema de um debate na Subcomissão Permanente da Saúde da Comissão de Seguridade Social e Família, na próxima quinta-feira, dia 29. O evento foi proposto pelos deputados Dr. Frederico, que também é relator do colegiado, e Pastor Gildenemyr. Representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e dos conselhos de Medicina e Farmácia foram convidados para participar da audiência, que acontecerá a partir das 9h30.

Fonte: Panorama Farmacêutico