Arquivo do blog

Dúvidas sobre Ivermectina, Hidroxicloroquina, Cloroquina e Nitazoxanida no SNGPC

Com vistas a mitigar o uso indiscriminado de medicamentos e a situação de emergência em saúde pública, dado a atual situação pandêmica da sociedade em razão do novo coronavírus, a edição desta quinta feira 23/07/2020 traz uma nova resolução da ANVISA (RDC 405/2020) que atualiza a lista de medicamentos de controle especial, incluindo a IVERMECTINA, HIDROXICLOROQUINA, CLOROQUINA E NITAZOXANIDA como medicamentos com venda somente com retenção da primeira via de receita de controle especial.

Com isso automaticamente as receitas que contenham esses princípios ativos deverão ser lançadas no SNGPC (Sistema nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) Leia mais ›


Palavras-chave , , , , , , ,
ANVISA, SNGPC





Consultoria – Regularização de SNGPC – ANVISA

(Texto atualizado em 14/11/2013 às 02:45 pm)

consultoria-sngpc-corrigir-regularizar-erro-envio-sngpc-farmacia-drogariaM2Farma possui o conhecimento e experiência necessários para ajudar as empresas que estão com dificuldades em se atualizar e iniciar a movimentação no SNGPC, e enviar as informações dos medicamentos controlados para a ANVISA.

Nós prestamos consultoria e assessoria na regularização do SNGPC, trabalhando desde o início do processo, acertando cadastros da empresa junto à ANVISA, orientando em todas as etapas, na contagem do estoque, no lançamento do inventário, e posteriormente no envio frequente das informações.

Todas as farmácias e drogarias do território brasileiro estão obrigadas pela ANVISA à informarem suas movimentações de compra e venda de produtos antibióticos e psicotrópicos. Devem ser criados relatórios que indiquem a quantidade comprada, os lotes, a data e hora, e o fornecedor. O mesmo se aplica para a venda, na qual devem ser registrados o nome do paciente, do médico, a quantidade do produto vendida, e seu lote.

As informações são coletadas pela ANVISA através do SNGPC – Sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados. A farmácia ou drogaria emite esses relatórios através de um software (programa de computador), que faz o envio das informações para a ANVISA através da internet. Funciona exatamente como os antigos livros de registro de entrada e saída de medicamentos controlados.

Leia mais ›


Palavras-chave ,
Mercado farmacêutico, Legislação e regulamentações





Solução das inconsistências de medicamentos antimicrobianos no SNGPC – ANVISA

sngpc-anvisa-problemas-inconsistencias-no-envio-antimicrobianos-antiobioticos-solucao-correcao-porto-alegreANVISA publica comunicado relatando problemas no envio de alguns medicamentos antibióticos ao SNGPC. A instrução é não tentar escritura-los pelo SNGPC, e fazer a escrituração do produto em questão, seja por escrito ou eletrônica (sem realizar o  envio), até que sejam corrigidos os problemas.

A Coordenação do SNGPC comunica a lista de inconsistências, assim como o procedimento a ser adotado.

Até o momento foram reconhecidos quatro produtos como inconsistência, a saber:

a) Três medicamentos:

BIAMOTIL (com registros 1.0147.0164.001-1 e 1.0147.0164.002-8);

LIDOSPORIN (com registros 1.4916.0018.001-2; 1.4916.0018.002-0; 1.4916.0018.003-9; 1.4916.0018.004-7); e

HELMIZOL (com registro 1.0370.0071.002-9)
b) Insumo Sulfadiazina, cuja Denominação Comum Brasileira (DCB) é 08116.

O procedimento a ser adotado nos casos de inconsistência…

Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Legislação e regulamentações





Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: