Após crescer 16,1% em 2012 e atingir o faturamento de R$ 25 bilhões, o setor de farmácias e drogarias tem provado seu potencial, em especial na abertura de lojas. No ano passado, só entre as grandes redes foram contabilizados 4.692 novos pontos de vendas, índice 8% maior em relação a 2011, e que pode crescer este ano. Quando se fala no setor como um todo, é esperado um incremento em linha com 2012, mas com viés de alta que pode chegar a 18%.
Outro fato a ser ressaltado é o de que o setor pode vir a sofrer uma onda de internacionalização nas operações, uma vez que a expectativa é a da chegada da bandeira norte-americana Walgreens ao mercado, por meio de aquisição. Justamente como fez a CVS Caremark, ao adquirir 80% da participação da Drogaria Onofre, neste ano. Mas isso não deve diminuir o potencial dos players genuinamente brasileiros, nem mesmo deve frustrar as perspectivas de crescimento das redes em atuação no País.
Um exemplo disso é a rede Pague Menos, do Ceará, que só no ano passado abriu 96 lojas e beira hoje 600 pontos de vendas. A perspectiva para 2013 é abrir mais 100 lojas. Até 2017, a meta é chegar ao patamar de 1.000 operações.
Fonte: Guia da Farmácia