Medida integra pacote de ajustes anunciado pelo novo Ministro da Fazenda.
No início desta semana, o governo anunciou que irá alterar a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de cosméticos, equiparando os atacadistas aos produtores industriais, sem aumento de alíquota. A medida integra o mais recente pacote de mudanças fiscais, destinado a elevar a arrecadação em mais de 20 bilhões de reais em 2015.
Em nota oficial, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) declarou que tem a expectativa de que o Governo convide a entidade para debater o tema, “como ocorreu historicamente, antes da publicação de qualquer medida”.
Segundo o presidente da ABIHPEC João Carlos Basilio, “sempre houve diálogo entre o setor público e privado. Isto garantirá a segurança dos investimentos e manterá a confiança nas boas relações entre Governo e sociedade civil. O setor quer ter a oportunidade de mostrar que as implicações das medidas anunciadas pelo Governo, se aplicadas, prejudicarão o desempenho econômico desta indústria.”
Fonte: Guia da Farmácia