PBMs: Como funcionam as reposições de produtos?

Se você utiliza de Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs) em sua farmácia e não compreende como funciona a reposição das mercadorias vendidas, acompanhe este artigo e saiba mais.

É importante compreender que há dois tipos de reposição, a financeira, onde a farmácia após realizar a venda é ressarcida do valor do produto com o desconto fixado pelo laboratório, acrescido de impostos. O tempo para reposição depende do laboratório mas gira em torno de 30 dias após a venda. O valor é repassado na conta bancária informada no momento da adesão porém esta forma de reposição é utilizada por poucos laboratórios, sendo mais comum a devolução do produto.

A devolução do produto que a farmácia/drogaria vendeu ao consumidor é feita através das distribuidoras cadastradas e o desconto dado é fixado pelo laboratório.

Prazo de reposição

O prazo para a reposição do produto é de até 7 dias úteis, porém é comum receber em até 2 dias os produtos. É importante estar atento e ter seus funcionários informados para que recebam a reposição, visto que por ela ser ligada a um número exclusivo de autorização emitido na hora da venda, se a reposição não é aceita e é devolvida, ela não é reposta.

Como podemos ver, é importante manter-se atento às regras das reposições e manter seus funcionários treinados. Se você precisa de treinamento ou suporte em relação aos PBMs em seu estabelecimento, conte com a M2Farma, com nossos 10 anos de experiência comprovada podemos garantir total suporte para sua empresa. Entre em contato clicando aqui e um de nossos especialistas entrará em contato com você.