A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito?

(Texto atualizado em 05/07/2021 às 01:53 pm)

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para quem tem dúvidas sobre a partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito, um alerta: não é logo na 1ª pílula! Para quem tem dúvidas sobre a partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito, um alerta: não é logo na 1ª pílula!

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Embora o anticoncepcional esteja presente na vida de quase todas as brasileiras, essa é uma das dúvidas mais comuns entre as garotas que começam a fazer uso do remédio.

Ele é um dos métodos contraceptivos mais indicados pelos especialistas e, também, um dos mais usados. Ele é considerado eficaz em 97% dos casos, porém, o uso só é permitido com receita médica e é necessário a ingestão diária.

Mesmo com tanto apelo e popularidade, ainda existem muitas dúvidas para as meninas que estão começando a usar esse medicamento. Abaixo, a gente espera responder algumas dessas dúvidas mais recorrentes.

Afinal, anticoncepcional começa a fazer efeito?

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito?

Área de mulher

Para as meninas que estão começando a usar o anticoncepcional agora, é muito importante saberem que ele não faz efeito imediato e que, sim, leva algum tempo para fazer efeito. Isso acontece por que o corpo precisa se adaptar ao nível de carga hormonal que está recebendo. Mas para que funcione, é necessário tomar o anticoncepcional regularmente e na hora certa.

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

Qual a melhor pílula anticoncepcional do mercado? × Adaptação e efeitos coletarais

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito?

Área de mulher

Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação. Mas na quarta cartela, ele já deve se normalizar.

O uso de anticoncepcional também pode apresentar efeitos colaterais, principalmente no inicio. Apesar deles variarem de mulher para mulher, podem ocorrer náuseas e vomito, dores de cabeça, cansaço em excesso e sangramento fora do período menstrual.

Fonte: Portal R7

Qual sua opinião? Deixe seu comentário: