Abbott lança teste rápido para diferenciar se paciente tem Covid, Influenza A ou B

A Abbott anunciou a chegada e autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para seu teste rápido Panbio™ COVID-19/Flu A&B Rapid Panel (nasofaríngeo). O painel detecta se o paciente tem COVID-19, Influenza A ou B com um swab, apresenta os resultados em 15 minutos e é indicado para uso por profissionais da saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a COVID-19 e a gripe compartilham sintomas similares, o que torna a testagem necessária para a identificação e o diagnóstico precisos. O teste combinado e rápido de Panbio possibilita que profissionais de saúde diagnostiquem Influenza A ou B e COVID-19 durante a visita de um paciente e prescrevam o tratamento mais rapidamente, obtendo vantagem dos intervalos sensíveis ao tempo para medicamentos antivirais.

“Com tratamentos terapêuticos antivirais eficazes para COVID-19 e Influenza disponíveis em muitas áreas, profissionais de saúde precisam distinguir rapidamente entre os vírus por meio da testagem,” explica Dr. Evaldo Stanislau, médico infectologista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e Diretor da Sociedade Paulista de Infectologia. Ter uma ferramenta altamente conveniente como o teste de painel rápido Panbio evita o diagnóstico por suposição, no qual profissionais de saúde tomam decisões com base apenas nos sintomas e sem testagem, e ajuda no tratamento correto do paciente.

Teste rápido para diagnóstico mais rápido e tratamento eficaz

Como a gripe e a COVID-19 compartilham sintomas similares – como tosse, coriza ou congestão nasal, febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça – é difícil um diagnóstico apenas nos sintomas, sem testar.

Isto torna o teste rápido uma ferramenta essencial para diagnosticar e distinguir entre COVID-19 e gripe, pela coinfecção de ambos os vírus e para que o tratamento mais apropriado possa ser feito dentro de dias do início dos sintomas. Atualmente, tratamentos antivirais orais para o tratamento da COVID-19 estão se tornando cada vez mais disponíveis em todo o mundo. Eles são eficazes em ajudar a reduzir a gravidade e manter as pessoas fora dos hospitais. Como antivirais comuns para tratamento da gripe, medicamentos antivirais para COVID-19 funcionam melhor quando administrados dentro de dias do início dos sintomas.

Fonte: Guia da Farmácia e Abbott