Anvisa aprova novo biossimilar para o tratamento de doenças inflamatórias crônicas no Brasil

O Avsola inibe uma citocina chamada fator de necrose tumoral alfa, contribuindo para a diminuição do estado inflamatório comum em pacientes com doença ativa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova o quarto  biossimilar da Amgen.

O medicamento Avsola (infliximabe) recebeu as mesmas indicações em bula do Remicade (infliximabe) e tratará pacientes com doenças inflamatórias crônicas como artrite psoriásica, artrite reumatoide, colite ulcerativa, doença de Crohn, espondilite anquilosante e psoríase em placas.

‘’A aprovação de biossimilares em meio ao período de pandemia é muito significativa, visto que, além de reduzir os custos no sistema de saúde, oferecem uma nova opção para ampliar o acesso aos tratamentos biológicos inovadores que tem um histórico positivo de aumentar a qualidade de vida dos pacientes” afirma o  gastroenterologista e presidente da Organização Panamericana de Crohn e Colite (Pancco), Dr. Flavio Steinwurz.

A classe de medicamentos biológicos, como os biossimilares, estão disponíveis para o tratamento de diversas doenças crônicas de alta complexidade.

E também são considerados um grande avanço da ciência.

O Avsola é um medicamento biológico que inibe uma citocina chamada fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), contribuindo para a diminuição do estado inflamatório comum em pacientes com doença ativa e consequentemente favorecendo a qualidade de vida do paciente.

Estudos

A aprovação de Avsola pela Anvisa se baseou em uma totalidade de evidências composta por estudos de fase I em indivíduos saudáveis e de fase III em pacientes com artrite reumatoide.

Além de uma extensa comparabilidade analítica para caracterização desse anticorpo, que comprovam similaridade, ou seja, nenhuma diferença estatística na eficácia e segurança do biossimilar em relação ao medicamento originador.

Sendo assim, a utilização do biossimilar Avsola trará os mesmos benefícios ao paciente acometido por doenças inflamatórias crônicas que hoje é tratado com o medicamento originador contribuirá ainda com a sustentabilidade do sistema de saúde.

O que são medicamentos biossinilares

São medicamentos biológicos altamente semelhantes aos biológicos originadores já aprovados, sem nenhuma diferença clinicamente significante em termos de segurança e eficácia.

Os biossimilares constituem, assim, uma nova opção de tratamento biológico mais acessível que acarretam em economia e aumento de competição de mercado.

Essa dinâmica gera também oportunidade de aumento de acesso à tratamentos.

E melhora também o equilíbrio do sistema de saúde, permitindo, assim, que mais pacientes sejam beneficiados com menor investimento das fontes pagadoras.

Fonte: Amgen

Foto: Shutterstock