A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro para teste de monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. A solicitação foi apresentada pela empresa CPMH – Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos LTDA e já está em análise.
A ANVISA já havia recebido um pedido de registro da Biomédica, mas ainda não decidiu pela aprovação ou não do teste. O órgão solicitou que informações e dados necessários para a conclusão da análise fossem enviados pela empresa. O processo envolve a avaliação do método de fabricação, confiabilidade dos resultados e efetividade para o diagnóstico.
O Brasil já registrou 2.004 casos de varíola dos macacos, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na sexta-feira, 5. Outros 1962 casos são investigados. Uma morte pela doença foi confirmada em Minas Gerais.
Atualmente o diagnóstico é feito por meio de ensaios moleculares de PCR, com base em protocolos validados. Essa forma de teste está regulamentada e é aplicado por diferentes países.
Reprodução: Revista Veja