Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desempenha papel essencial na qualidade da alimentação animal

No cenário nacional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conhecido como MAPA, desempenha um papel essencial na supervisão e regulação dos produtos destinados à alimentação animal.

Qualquer organização envolvida na fabricação, fracionamento, importação, exportação ou comercialização de rações, suplementos, alimentos para animais de companhia, ingredientes ou aditivos destinados à nutrição animal deve cumprir o requisito de registro junto ao MAPA.

A fiscalização dessas entidades tem como missão primordial assegurar que os procedimentos de produção se desenrolem em conformidade com rigorosas normas de higiene e saúde. Além disso, busca garantir que os produtos oferecidos no mercado atendam aos padrões de segurança e estejam em plena conformidade com a regulamentação. Este escopo também engloba a vigilância da segurança e rastreabilidade dos produtos importados e exportados.

A responsabilidade de apresentar relatórios de produção mensal recai sobre uma ampla gama de atores dentro do setor agropecuário, abrangendo desde produtores rurais até cooperativas agrícolas, agroindústrias, empresas de alimentos e bebidas, e outros participantes relacionados a essa esfera.

Esses relatórios podem incluir uma variedade de informações, como volumes de produtos fabricados, métricas de produtividade, utilização de insumos agrícolas e gestão de estoque, entre outros detalhes cruciais para a supervisão e monitoramento das atividades agropecuárias.

A principal motivação para o envio desses relatórios está em garantir a integridade sanitária durante todas as etapas do processo de fabricação, bem como certificar-se de que os produtos disponibilizados no mercado estejam em total conformidade com as normas de segurança estabelecidas. Além disso, essa prática visa aprimorar a segurança e a rastreabilidade dos produtos que cruzam as fronteiras, contribuindo para a credibilidade do mercado de alimentos destinados aos animais.