Áreas de atuação do profissional farmacêutico, conheça!

Com mais de 70 frentes de atuação, os farmacêuticos um papel fundamental em relação a orientação da população

No último dia 25 de setembro foi comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. Pertencente a área da saúde, a profissão vem crescendo cada vez mais.

De acordo com uma pesquisa da Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), o curso de Farmácia está, portanto, entre os seis dos 15 cursos mais buscados pelos estudantes.

De acordo com o coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Klauber Menezes Penaforte, a pandemia trouxe, então, mais visibilidade aos cursos e profissionais da saúde.

“É notório que os profissionais dessa área foram, portanto, muito solicitados nesse período de pandemia. Praticamente todas as classes foram convocadas, então, para assumir a linha de frente no combate ao sars-cov”.

Contudo, o docente ressalta também, que os farmacêuticos ganharam um destaque considerável nesse momento.

“São profissionais que têm um papel fundamental em relação a orientação da população. Principalmente sobre a prevenção da doença, identificação dos sintomas e o combate à fake news. Tivemos divulgação de informações que não condizem com a realidade e o profissional da saúde também deve combater essas informações falsas”, defende Klauber.

A importância dos farmacêuticos durante a pandemia

O coordenador destaca também que esses profissionais atuam em diferentes frentes no combate à pandemia.

“Eles participam diretamente do diagnóstico da doença realizando testes e notificações de casos sintomáticos. Temos ainda os farmacêuticos que atuam em indústrias e pesquisas, atuando diretamente no desenvolvimento de vacinas e estudo de fármacos. Contamos também com farmacêuticos que trabalham junto a Anvisa, farmacêutico hospitalar e o farmacêutico clínico. Junto também com outros profissionais da saúde, os farmacêuticos têm um papel fundamental na pandemia”.

O professor chama atenção para o papel de responsabilidade social que o farmacêutico possui.

“Ele tem um importante papel no controle de transmissão de doenças e de atenção às necessidades da população, sempre promovendo, certamente, o uso racional de medicamentos. E atuando, também, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, são responsáveis por adotar práticas seguras de dispensação de medicamentos e otimização da farmacoterapia visando garantir a segurança, saúde, qualidade de vida e também na efetividade do tratamento do paciente”, explica.

Oportunidade de carreira

Dados da IQVIA, multinacional americana que audita o setor, o mercado farmacêutico registrou, portanto, crescimento médio mensal de 15,4% no Brasil em 2020.

E sobre as oportunidades de carreira, Klauber conta, por exemplo, que elas são amplas e diversas, uma vez que, certamente, a profissão permite atuar em mais de 70 atividades farmacêuticas.

São várias áreas e segmentos da saúde que o farmacêutico pode atuar. Ele pode trabalhar em hospitais, farmácias, clínicas, laboratórios de análises, farmácia de manipulação, homeopatia, trabalhar no desenvolvimento de fármacos e partir para a docência. É um leque muito grande de atuação. O profissional dessa área pode trabalhar em oncologia ou ainda se habilitar em vacinas”, conclui Klauber.

A saber, os salários de um profissional da farmácia vão de R$ 2.700,00 a R$ 15 mil, dependendo da especialização, tempo de carreira, área de atuação, entre outros fatores.

CFF lança campanha pelo Dia Internacional do Farmacêutico

Fonte: Faculdade Pitágoras

Foto/Ilustração: Divulgação