Autotestes para dengue entra na pauta da Anvisa e da Saúde

Os autotestes para dengue estão cada vez mais próximos de se tornar realidade no mercado brasileiro. Em entrevista à CBN, Daniel Pereira, diretor da área de produtos de saúde da Anvisa, revelou que a agência está conversando com o Ministério da Saúde sobre o tema.

Segundo ele, o autoteste depende “de uma política acoplada à sua utilização”, por isso necessita do aval da pasta para ser liberado. Em paralelo, o executivo garantiu que a Anvisa segue criteriosa nas análises, apesar de presar pela celeridade.

Autotestes para dengue não são a única prioridade

Na mesma entrevista, Pereira afirmou que a Anvisa segue em busca de mais opções de vacina, para tentar frear o surto vivido atualmente no país. Segundo ele os fornecedores, como o Instituto Butantan, têm “prestado todo o auxílio necessário” à agência.

Apesar do esforço, o diretor aponta que não há uma data limite para que novos imunizantes estejam disponíveis.

Anvisa prometeu agilidade em aprovações

Tantos os testes de dengue como os repelentes receberão uma atenção especial da Anvisa nos próximos meses.

Em ocasiões diferentes, em fevereiro e março, a agência afirmou que dará preferência para a aprovação de pedidos de registros desses produtos.

A priorização para entrada de novos exemplares no mercado será mantida enquanto perdurar o preocupante cenário epidemiológico de transmissão da dengue.

Fonte: Panorama Farmacêutico.