Golpe: boleto com cobrança do Farmácia Popular e DATASUS

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

(Texto atualizado em 24/03/2020 às 11:30 pm)

Nas últimas semanas nossa equipe identificou uma situação de possível golpe sendo aplicado em farmácias e drogarias: por e-mail, o responsável recebe um boleto bancário que pretende ser relacionado ao programa do Governo Federal Aqui Tem Farmácia Popular. 

O e-mail recebido se enquadra perfeitamente nas típicas fraudes por e-mail, uma das armadilhas mais comuns usadas por bandidos e criminosos virtuais no Brasil. Veja uma imagem do boleto real recebido pela equipe M2Farma:

Entenda como funciona

Após o endereço eletrônico de pessoas relacionadas ao programa Farmácia Popular, os criminosos enviam mensagens que pretendem simular taxas. O responsável pela farmácia acaba por se confundir, e na dúvida ou receio, temendo punições relacionadas à suposta dívida, pode acabar realizando o pagamento do boleto recebido. É nesse momento em que o golpe é concretizado com sucesso: o dinheiro será encaminhado para uma conta de um terceiro, possivelmente um laranja do esquema do golpe do boleto.

Em algumas variações, já mais dentro da técnica de phishing, que visa roubar dados ou informações, o e-mail recebido pode mencionar o boleto e indicar o download em um link, que na verdade, ao invés de um boleto de cobrança, é um arquivo malicioso que ao ser executado pode roubar senhas ou dados importantes no computador utilizado.

 

Golpe cada vez mais comum em farmácias

O golpe do boleto falso enviado por e-mail vem acontecendo cada vez mais no varejo farma. A cobrança costuma vir em nome do Farmácia Popular, ANVISA, DENASUS ou Ministério da Saúde. Em 2019 foram mais de 4.500 reclamações  relacionadas a boletos falsos no site Reclame Aqui. Esse número provavelmente é uma fração apenas da quantidade total de vítimas do golpe.

Toda a atenção é pouca: confirme sempre junto ao órgão citado no boleto de cobrança. Apenas realize o pagamento após confirmar que a dívida é real. Caso necessite de ajuda nesse sentido, conte com a M2Farma.

 

Caso necessite de ajuda em relação à sua situação no Farmácia Popular, conte com nossos especialistas!

 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular

Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
CUIDADO! O Ministério da Saúde, DAF e DENASUS NÃO PASSAM informações por telefone! Há muitas fraudes relacionadas ao Farmácia Popular. Certifique-se da veracidade das informações através do telefone e emails abaixo: (61) 3315-3361 - E-mails: [email protected], [email protected], [email protected]
+

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: