Atendimento por chat online da ANVISA

O que você prefere, ligar para um número 0800 e navegar pela URA até chegar a um atendente humano, normalmente repetindo informações a cada novo atendimento, ou ter suas solicitações atendidas através de uma conversa de texto utilizando seu celular ou computador?  

A nossa resposta é: depende. Existem situações onde é mais simples explicar os detalhes para outra pessoa do outro lado da linha por telefone. Porém, existem muitos casos onde uma simples troca de mensagens pode resolver a situação. Principalmente pelo conforto de continuar resolvendo outras tarefas em paralelo. 

Mirando nessa comodidade o Chat online da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está no ar desde Agosto de 2019, podendo ser acessado clicando neste link. Lá é possível receber o mesmo atendimento anteriormente prestado unicamente pelo 0800 642 9782, porém com uma conversa em texto, em formato similar ao de aplicativos como Whatsapp e Facebook Messenger.

Primeiro é necessário informar o nome e um endereço de email, em seguida após informar ao atendente sobre qual o assunto da conversa é solicitado que o usuário informe o CPF.

Para realizar o cadastro, o processo é bastante simples e acontece dentro do próprio chat em poucos minutos. É necessário informar: nome completo, telefone com DDD e um endereço de email. 

Feito o cadastro, o atendente cujo nome fica assinalado no topo da janela do chat, começará a responder as dúvidas e dar devidas as orientações. O atendente conduzirá o processo e ao final encaminhará uma pesquisa de satisfação com relação ao atendimento e as informações obtidas. Mas é possível encerrar a conversa clicando no ícone ao lado da câmera no alto à direita da janela do chat.

É interessante notar que o processo gradual de coleta de informações visa manter o usuário mais engajado. Evitando, por exemplo, que ao se deparar com uma lista enorme de dados a serem informados o usuário desista do processo. A desburocratização é um processo que muitas vezes passa por se colocar no lugar do usuário, diluindo o trabalho entre mensagens mantendo assim, o atendimento mais humanizado.

O atendimento por chat da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é ideal se você quer informações mais gerais sobre a atuação da Agência e sobre os serviços oferecidos pela Agência. Para as farmácias é possível ter acesso a autorizações e normas para o funcionamento dos estabelecimentos; cadastro de empresas; peticionamentos em geral; consultar taxas; acompanhar o andamento de processos e recursos junto ao órgão.

O horário de funcionamento do chat é o mesmo do atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30 (exceto feriados). Se já houver uma resposta pronta na base da Anvisa, a resposta será dada imediatamente. Caso contrário, será aberto um protocolo e o usuário receberá a resposta por e-mail em até 15 dias úteis. O serviço também permite ao usuário obter a cópia da conversa por e-mail.Ao final de cada atendimento é enviado um número de protocolo, o acesso às conversas pode ser feito através do Fale Conosco.

Acesse o chat da ANVISA pelo link: https://anvisa.chat.comunix.tech:8070/