Concentração do mercado varejo farma cresce com novas aquisições

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

stock-photo-18469487-pharmaceutical-retail[1]Nos últimos dois anos, uma fusão ou aquisição foi anunciada a cada dois meses e, com isso, a concentração de mercado cresceu. Cerca de 50% das vendas estão nas mãos de grandes redes, 3% com supermercados e 47% ocorrem nas pequenas e médias farmácias.

A rede de farmácias Extrafarma, do grupo paraense Imifarma, negocia a venda de pelo menos 30% da empresa com quatro fundos de investimentos. Controlada pela família Lazera, de Belém (PA), a companhia mantém conversas com os fundos Texas Pacific Group (TPG) e Warburg Pincus, ambos dos Estados Unidos, com o Kinea, do Itaú, e com o 3i, da Inglaterra. A entrada de um sócio no negócio daria impulso para que a companhia, com 175 lojas, expanda sua atuação nas regiões Norte e Nordeste, onde já está presente.

Embora de médio porte, essa nova operação mostra que o movimento de concentração no setor de farmácias continua acelerado. A Profarma, uma distribuidora de medicamentos fundada no Rio há 51 anos, comprou três redes de farmácias nos últimos 13 dias. Juntas, Farmalife, Drogasmil e Tamoio somam 140 lojas e faturaram R$ 645 milhões em 2012, posicionando a Profarma entre as dez maiores varejistas do setor no Brasil.

Desde que anunciou a sua estreia no varejo, há duas semanas, as ações da Profarma acumulam alta de 31% na bolsa. Só ontem, após comunicar a aquisição da rede Tamoio, os papéis subiram 12%, comportamento que reflete um ajuste de avaliação do mercado em relação ao modelo de negócios da companhia.

Nos últimos dois anos, uma fusão ou aquisição foi anunciada a cada dois meses e, com isso, a concentração de mercado cresceu. Cerca de 50% das vendas estão nas mãos de grandes redes, 3% com supermercados e 47% ocorrem nas pequenas e médias farmácias.

Fonte: Valor Econômico

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:


Mercado farmacêutico
0
Conectando
Por favor, aguarde...
Como podemos ajudar?

Envie uma mensagem com sua dúvida, logo retornaremos para você:

* Nome
* E-mail
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line

Como podemos ajudar?

Estamos on-line, fique à vontade para iniciar uma conversa com a M2Farma.

* Nome
* Email
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: