Confira as principais dicas para melhorar a saúde do colaborador

Uma das características que mais beneficia uma empresa é sua preocupação com a saúde do colaborador.

Investir em um ambiente com condições adequadas para as atividades e garantir uma cultura interna de promoção à qualidade de vida faz com que as companhias sejam vistas como humanizadas. Por isso, muito frequentemente são escolhidas entre os concorrentes que não têm o mesmo cuidado.

Além de ser um diferencial de mercado, garantir a saúde do colaborador e investir em um ambiente com as condições adequadas para os funcionários é lei e traz inúmeras vantagens para a empresa. O aumento da produtividade, os melhores resultados, a satisfação dos colaboradores e a diminuição de faltas são alguns deles.

Existem diversas ações que podem ser realizadas para que os funcionários tenham as condições adequadas para desempenhar suas funções. Além de garantir a saúde física, os cuidados devem abranger a saúde psicológica e ter caráter também preventivo.

Quer saber mais como você pode melhorar a saúde do colaborador da sua empresa?

Continue a leitura e confira as dicas que a Hilab preparou para você!

1. Crie um programa de incentivo à atividade física

Promover a saúde do colaborador por meio da atividade física é uma das ações adotadas por empresas de sucesso. É importante lembrar que os exercícios contribuem para manter a concentração, ajudam na endorfina, melhoram a produtividade e evitam o aparecimento de diversas doenças cardíacas, diabetes e outras intercorrências de saúde.

Para garantir colaboradores sempre motivados, estimule o hábito da atividade física e informe-os a respeito da importância do exercício. Frise que a regularidade é importante para garantir os benefícios e conseguir manter hábitos mais saudáveis.

Você pode oferecer um espaço com aparelhos de ginástica em sua empresa e fazer uma parceria com um professor de educação física para auxiliar os alunos. Há também a alternativa de a parceria acontecer com um estabelecimento que seja próximo ao local de trabalho. Procure ver a possibilidade de garantir benefícios como descontos e aulas que se adequem ao perfil dos colaboradores.

2. Seja flexível com o horário de jornada dos colaboradores

Um dos fatores que podem interferir na saúde do colaborador é a autonomia, ou seja, quanto mais o funcionário tiver liberdade, mais produtivo e satisfeito ele se mantém. Isso porque a flexibilidade permite que as pessoas consigam resolver problemas pessoais e consigam adaptar os horários de trabalho para uma rotina mais saudável.

Como a saúde ocupacional vai além dos bons resultados em exames, procure oferecer horários flexíveis e bancos de horas que permitam a ausência dos colaboradores em determinadas situações. Isso vai fazer com que sua equipe trabalhe mais motivada e, consequentemente, você consegue aumentar o foco, a entrega de bons resultados e a produtividade fica em alta.

Uma das formas de oferecer a flexibilidade é propor horários diferenciados, home office em alguns dias da semana e não ter a rigidez da pontualidade na entrada e na saída da jornada. Tudo isso, claro, garantindo as horas combinadas em contrato com o colaborador.

3. Faça com que a qualidade de vida seja parte da cultura da empresa

Empresas comprometidas em saber como cuidar da saúde do colaborador têm, como cultura interna, o foco na qualidade de vida e na saúde dos funcionários. Por isso, é importante conversar com sua equipe de comunicação organizacional e com os diretores para que haja um entendimento geral sobre a importância da saúde no ambiente de trabalho e dos cuidados preventivos e ergonômicos.

Deixe claro que as lideranças têm que ter o mesmo discurso, uma vez que isso motiva e influencia os funcionários a terem hábitos mais saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

Uma forma de fazer isso é oferecer planos médicos acessíveis, promover campanhas de conscientização para o consumo de água, oferecer frutas frescas para criar o hábito da alimentação saudável, oferecer palestras que abordem a temática e até pensar em um sistema de recompensas para os profissionais que praticam atividades físicas nas dependências da empresa ou fora dela. Também é indicado ter na empresa espaços de relaxamento e a prática frequente de ginástica laboral orientada por profissionais.

4. Divulgue a importância dos momentos de pausa durante o expediente

Trabalhar sem pausas e em excesso pode ser bastante prejudicial à saúde do colaborador. Diferentemente do que muitos imaginam, pequenos intervalos podem contribuir com a produtividade e evitar problemas físicos e emocionais.

Para garantir isso, promova intervalos coletivos ao longo do dia para que o funcionário vá ao banheiro, movimente as pernas, beba água e espaireça. Se não for possível, procure informar frequentemente sua equipe a respeito da importância desses momentos ao longo do dia.

Fazer o funcionário se sentir protegido pela empresa ajuda na conscientização a respeito da própria saúde, o que mantém a motivação e a produtividade e evita faltas e afastamentos por estafa física e mental.

5. Ofereça os exames periódicos obrigatórios

Para promover a saúde física e psicológica dos trabalhadores de todo o país, é preciso entender o que é saúde ocupacional e qual a sua importância. Em resumo, a saúde ocupacional é um setor da saúde que trabalha com as enfermidades dos colaboradores e que tem como objetivo prevenir doenças que podem surgir nos diversos ambientes de trabalho.

A ideia é que as empresas possam pensar além da produtividade e garantir o bem-estar físico e emocional por meio de apoio, exames laboratoriais e ambiente de trabalho saudável. Vai muito além dos exames admissionais e demissionais e devem estar na política diária das empresas.

Exames periódicos são aqueles que verificam se aconteceu alguma mudança nas condições de saúde de um colaborador após um tempo desempenhando uma função. Além de analisar se o colaborador está saudável, ele pode prevenir doenças e intercorrências, evitando que sintomas mais graves surjam e contribuindo para que ele seja enviado a um especialista, caso seja necessário. A periodicidade desses exames depende do risco ocupacional de cada trabalhador. Entretanto, é importante saber que a lei determina que o prazo máximo para realização da análise é de dois anos. Saiba mais abaixo.

  • Exames semestrais: devem ser oferecidos para trabalhadores que estão expostos a riscos graves.
  • Exames anuais: devem ser feitos em colaboradores que têm abaixo de 18 ou acima de 45 anos. Também incluem-se no grupo aqueles que estão sujeitos a fatores de risco que podem agravar doenças ocupacionais. Um exemplo disso são profissionais que têm doenças crônicas e que precisam de acompanhamento médico constante. 
  • Exames bienais: realizados em colaboradores que não desempenham funções de risco e que têm idade entre 18 e 45 anos. O objetivo é promover maior qualidade de vida e analisar a situação de saúde de cada trabalhador.

6. Faça uma parceria com um laboratório especializado em saúde do colaborador

Para confiar a saúde do seu trabalhador a uma empresa séria, é importante contar com um laboratório que ofereça os principais exames de saúde ocupacional.

Os exames laboratoriais são os mais oferecidos para auxiliar na avaliação do estado de saúde dos funcionários de uma empresa, por isso, é importante verificar quais análises laboratoriais são realizadas pela empresa.

Hoje em dia existem laboratórios que usam Inteligência Artificial para oferecer mais rapidez e envio de laudos pela internet, facilitando a vida do funcionário e da empresa.

Para se certificar de que a empresa atende às suas necessidades, verifique se eles oferecem exames como PSA, TSH, Glicemia, Perfil Lipídico, Hemoglobina Glicada, Anti-HBs, Dengue IgM e IgG, Dengue NS1, HBsAg, Hepatite C, HIV, Influenza A e B, Sífilis, Zika, entre outros.

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, oferecer testes de Covid-19, como Coronavírus IgM/IgG e Coronavírus Antígeno também vai fazer com que seus funcionários garantam a saúde em dia e evitem a contaminação em massa.

Escolha a Hilab para auxiliar na saúde ocupacional da sua empresa

A Hilab é um laboratório de análises clínicas especialista em Testes Laboratoriais Remotos, uma modalidade de exame que é feita com um equipamento que fica fora de um laboratório convencional. Devido à sua agilidade e praticidade, esse tipo de exame está cada vez mais popular no mercado de saúde ocupacional.

Fazer exames é parte da rotina de muitos ambulatórios de empresas e indústrias, por isso, você pode garantir de forma mais rápida os serviços de exames remotos, que coletam o sangue e o analisam por meio de tecnologia e com uma equipe de profissionais extremamente capacitada. 

Com o serviço Hilab, você une praticidade à inteligência de dados para promover a saúde dos colaboradores, evitar a alta rotatividade de funcionários e ainda garantir que sua empresa seja vista como humanizada e preocupada com o bem-estar dos seus funcionários.

Agora que você aprendeu algumas dicas para melhorar a saúde do colaborador, que tal conversar com a Hilab? Clique aqui, fale com um de nossos consultores e veja como podemos auxiliar na saúde ocupacional da sua empresa!