Conselho Federal de Farmácia oferece rastreamento de diabetes gratuito

Segundo dados da última pesquisa publicada pela International Diabetes Federation (IDF), mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem, e outros 14,6 milhões podem desenvolver a doença em um futuro próximo. De olho nessa fatia da população não diagnosticada, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) organiza, até o dia 30 de novembro, uma série de exames gratuitos em 400 farmácias do país para identificar pacientes.

Os participantes passarão por teste de glicemia capilar, medida da circunferência abdominal, medição de peso e altura, e responderão a um teste para avaliar o risco de desenvolvimento do diabetes. O atendimento é gratuito e, no Distrito Federal, acontece em 10 farmácias credenciadas (confira a lista aqui).

No Brasil, são 400 farmácias participantes, e o CFF pretende avaliar quase 12 mil pessoas. O presidente do conselho, Walter Jorge João, explica que a presença desses estabelecimentos em quase todo o país e a capacidade técnica dos farmacêuticos são diferenciais na campanha. “Ao participar da ação, o farmacêutico dá visibilidade ao seu trabalho e consolida a imagem da farmácia onde trabalha como local de cuidado à saúde”, afirma.