No início de 2023, o Tribunal de Contas da União realizou auditoria no Programa Farmácia Popular. Em seu relatório final, o TCU determinou à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos que adotasse uma série de medidas, no prazo de 180 dias, para o aperfeiçoamento do programa.
Entre elas, está o monitoramento periódico do programa, com controles preventivos e detectivos para evitar fraudes.
Com isso, pode-se verificar que o número de descredenciamentos do programa aumentou em cerca de 500%, em 2023, comparando com o ano de 2022. Isso significa que o Ministério da Saúde tem intensificado o número de auditorias nas farmácias credenciadas ao PFPB.
Em 2022, foram 21 descredenciamentos, enquanto até o dia 16/10/2023, já havia 135 farmácias descredenciadas do Farmácia Popular.
Estamos preparados para lidar com farmácias descredenciadas, suspensas ou bloqueadas, auxiliando na regularização e no retorno ao Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde. Se você foi descredenciado do Farmácia Popular ou teve as vendas suspensas, não hesite em entrar em contato conosco para obter assistência e orientação, clique aqui e preencha o formulário que preparamos que nossos consultores entrarão em contato.