Dia Mundial da Saúde: saiba de que forma a Hilab está contribuindo para diminuir os impactos da pandemia

Hoje, dia 07 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde e relembramos o nosso propósito e missão: democratizar o acesso à saúde

Desde o início da pandemia, nosso time fez tudo o que estava ao alcance para levar os exames de COVID-19 ao maior número de pessoas no Brasil. 

Trabalhamos incansavelmente levando mais saúde para a população, visando minimizar os danos causados pela pandemia. Nossos exames contribuíram para que milhares de pessoas cumprissem com mais cuidado as medidas de isolamento domiciliar, evitando a transmissão da doença aos familiares e outras pessoas. Fizemos o que podíamos para ajudar a conter essa doença impiedosa que tivemos o desprazer de conhecer. 

Neste artigo, relembramos as principais ações que desenvolvemos ao longo dos últimos meses. Confira. 

Fomos uma das primeiras empresas a disponibilizar testes de COVID-19 no Brasil

A Hilab foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver Testes Laboratoriais Remotos para auxiliar no diagnóstico da COVID-19 no nosso país. O primeiro exame lançado foi o Coronavírus IgM e IgG, que detecta os anticorpos produzidos pelo organismo para combater a infecção. Em seguida veio o exame de antígeno, ideal para estratégias de rastreamento de contatos (contact tracing), fundamentais para reduzir a transmissão e controlar a pandemia do coronavírus. Neste ano, ampliamos o nosso portfólio e lançamos o Hilab molecular, um equipamento especialmente desenvolvido para realizar exames desta modalidade. 

Participamos do projeto Favela sem Corona

O projeto Favela sem Corona foi criado com o objetivo de diminuir o impacto da epidemia de coronavírus nas favelas do município do Rio de Janeiro, atuando nas áreas de prevenção e apoio ao diagnóstico. A Hilab testou mais de 400 moradores da comunidade. 

Participamos da Missão Kayapó 

Em novembro de 2020, a Hilab ingressou em um projeto encabeçado pelo Governo Federal – com participação dos Ministérios da Defesa, Saúde, Minas e Energia – que tem como objetivo ampliar o acesso à saúde e reforçar o combate à COVID-19 em locais com pouco ou nenhum acesso, principalmente nas fronteiras brasileiras e em comunidades indígenas: a Missão Kayapó.

Com o projeto, foram realizados cerca de 700 exames para a detecção da COVID-19 e mais de 5.000 procedimentos gerais de saúde nas aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Kubenkrãnkrehn e Gorotire. Os atendimentos foram feitos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e veterinários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Estamos participando do Projeto S

Em fevereiro deste ano, o Instituto Butantan e a prefeitura de Serrana, em São Paulo, lançaram o Projeto S, um ensaio clínico inédito que tem por intuito avaliar a efetividade da vacina CoronaVac e seu impacto na transmissão do vírus. 

A Hilab, em parceria com o Instituto Butantan, está fazendo parte deste grande projeto e desenvolveu, em parceria com o instituto, a plataforma Tainá, que controla todo o estudo clínico. Antes do início do estudo, essa plataforma já compilava os dados dos resultados de todos os exames de PCR realizados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. 

Estima-se que cerca de 30 mil pessoas acima de 18 anos serão vacinadas, com exceção de mulheres grávidas ou em amamentação e portadores de doenças graves. Para participar do estudo, todas as mulheres precisam realizar um exame de Beta-hCG para saber se estão ou não grávidas. A Hilab foi escolhida por oferecer um serviço de Testes Laboratoriais Remotos que entrega um resultado em poucos minutos em tempo real. Com o nosso serviço o município não precisou montar uma grande estrutura laboratorial para processar as amostras, o que trouxe mais agilidade para todo o processo.

Democratizar o acesso à saúde: essa é a nossa missão

A Hilab reconhece a importância de democratizar o acesso à saúde. Hoje relembramos essa data tão importante e continuamos na missão de levar o mesmo exame laboratorial, seja para o morador de um grande centro urbano, seja para o morador de aldeia indígena do interior do Brasil. Agradecemos a todos os pacientes, colaboradores e profissionais da saúde que compartilham com a gente o sonho de tornar a saúde cada vez mais acessível. 

Sobre a Hilab 

A Hilab é pioneira em Testes Laboratoriais Remotos no Brasil. Somos um laboratório de análises clínicas que há mais de 16 anos atua no mercado de tecnologia médica. 

Nós unimos o conhecimento dos melhores profissionais de saúde a tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas para garantir garantir resultados ágeis e de alta confiabilidade. 

Além da análise feita por profissionais da saúde do laboratório de análises clínicas Hilab, trabalhamos com um modelo de Inteligência Artificial criado pela própria empresa que também analisa os resultados. Esta IA gera um resultado para os exames que são realizados no Hilab e o compara com os resultados fornecidos pelo analista do laboratório. Esta dupla verificação aumenta a segurança e a confiabilidade do resultado que enviamos para você.