Farmacêuticos podem prescrever medicação!

farmacêuticos-autorizados-prescerver-medicamento

Medida foi publicada no Diário Oficial da União

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial, a resolução que autoriza a prescrição farmacêutica para medicamentos sem tarja de restrição ao consumo. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, o vice-Presidente do CFF e mestre em Saúde Pública e Professor de Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), Valmir de Santi, falou sobre o porquê da mudança.

“A ideia é fazer maior controle sobre o uso desses medicamentos. Por serem voltados para sintomas menores, como gripe e dores de cabeça, muitas vezes atrapalham um diagnóstico maior ou mascaram uma doença. Ao fazer a prescrição na farmácia, será possível garantir uso adequado e, inclusive, avaliar a necessidade da procura médica”, explica.

A resolução também aborda outro aspecto importante, envolvendo doenças crônicas. A exemplo do que ocorre em diversos países, o órgão gostaria que, a partir de um diagnóstico médico, que detectasse a necessidade de um tratamento contínuo, que a renovação da receita e o acompanhamento do tratamento pudessem ser feitos também pelo farmacêutico.

“O envelhecimento da população provou o aumento de doenças crônicas e sobrecarregou o sistema de saúde. Precisamos passar para outros profissionais a possibilidade de, uma vez tendo o diagnóstico médico da patologia, possa se fazer acompanhamento por meio do farmacêutico”, defenda de Santi. Esta segunda fase do projeto de alterações do CFF ainda não entrou em vigor, pois depende de uma mudança de Portaria do Ministério da Saúde. Processo semelhante foi realizado em benefício da classe de enfermagem, que passou a ser autorizadas a fazer algumas deliberações sem respaldo obrigatório do médico.

 

Fonte: Guia da Farmácia