O Farmácia Popular já atendeu 1.3 milhão de beneficiários do Bolsa Família desde que o governo garantiu a gratuidade dos 40 medicamentos inclusos no programa para esse público. As informações são do O Globo.
Com um investimento de R$ 46,6 milhões, o poder público disponibilizou, ao todo, 290,7 milhões de insumos, entre medicamentos e fraldas.
Pensando nos consumidores em geral, mais de 18 milhões de pacientes já foram beneficiados pelo programa de distribuição de medicamentos só entre janeiro e julho de 2023.
Farmácia Popular pode se tornar gasto obrigatório
Para garantir que o Farmácia Popular seja cada vez mais democrático e abrangente, o governo pode tornar o programa um gasto obrigatório. O Congresso articula para inseri-lo nessa lista em meio às discussões para determinar o orçamento federal de 2024.
Para tal, a iniciativa teria que se tornar uma lei, o que possibilitaria que um piso mínimo de investimento fosse alocado anualmente na distribuição de medicamentos.
A ideia da Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) é que, transformando o Farmácia Popular em lei, o projeto estaria “blindado” em futuros governos e não poderia ser descontinuado.
Se você tem interesse em cadastrar sua empresa no programa Farmácia Popular, conte com os 11 anos de experiência da M2 Farma no setor técnico regulatório para te auxiliar em todo este processo, do inicio ao fim. Se desejar mais informações, clique aqui e um consultor entrará em contato.
Fonte: Panorama Farmacêutico