Movimento em vendas foi superior a R$ 23 bilhões no período
Contrariando o desempenho das atividades econômicas do País, o grande varejo farmacêutico nacional segue tendência de crescimento acima dos dois dígitos. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as grandes redes de farmácias associadas à entidade movimentaram R$ 23,4 bilhões em vendas de janeiro a agosto deste ano – percentual 12,75% superior ao do mesmo período do ano anterior. Na comparação entre agosto de 2014 e agosto de 2015, este aumento foi de 10,90%.
Apesar dos bons resultados acumulados no ano, o mês de agosto apresentou variação negativa nas vendas de medicamentos (-1,51%) e no volume de unidades comercializadas (-0,99%) nas redes da Abrafarma. Os não medicamentos, no entanto, apresentaram bom crescimento (+3,98%), o que levou ao resultado de 0,88% positivo. A comercialização de medicamentos em agosto, mesmo negativa, está abaixo do mercado total. Segundo o IMS Health, as quedas nas vendas de medicamentos alcançaram -2,37% em valor e -4,78% em unidades.
Para o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, o bom desempenho no ano deve-se principalmente à eficiente gestão de estoque no setor. “As grandes redes conquistam espaço entre os consumidores justamente por serem suas próprias distribuidoras, não dependendo de fabricantes ou outros tipos de fornecedores para alimentar as gôndolas e garantir a oferta permanente de medicamentos”, avalia.
Fonte: Guia da Farmácia