Um incêndio destruiu parte da fábrica de medicamentos da EMS, localizada em Hortolândia, interior de São Paulo, no último sábado, 20 de outubro. Em comunicado divulgado no domingo, a empresa informou que o incêndio não afetará a distribuição de medicamentos ao mercado. O complexo de Hortolândia possui duas plantas fabris independentes e a instalação responsável pela maior parte da produção não foi atingida e as atividades já deverão ser retomadas nesta segunda-feira, 22 de outubro. O impacto na outra planta ainda está sendo avaliado.
Ainda segundo a nota, a EMS possui outras quatro unidades fabris no Brasil, que suprirão o abastecimento, além de estoques de produtos acabados em um centro logístico em Jaguariúna-SP. A avaliação preliminar aponta que a área atingida foi o almoxarifado, onde fica armazenada uma parte das embalagens e da matéria-prima utilizada pela empresa. Em relação às outras áreas do complexo de Hortolândia, a dimensão exata dos danos está em avaliação pelas autoridades competentes.
O incidente começou por volta das 11h30 do sábado. Aproximadamente 80 trabalhadores, além de muitas crianças e familiares de funcionários que participavam de um evento na fábrica no momento em que o fogo começou, foram retirados às pressas pela Brigada de Incêndio.
O incêndio também forçou a rápida evacuação de algumas residências vizinhas à empresa em Hortolândia.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico