Lista medicamentos de referência 2018

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Os medicamentos de referência são os medicamentos inovadores, que são lançados após serem desenvolvidos de forma inédita nos laboratórios farmacêuticos. Geralmente são medicamentos com novos princípios ativos ou que são novidades no tratamento de doenças. Por serem fruto de trabalho e pesquisa inovadora, possuem o direito de serem protegidos por patentes que garantem a exclusividade da venda daquela formulação. Com o passar do tempo e vencidas as patentes, podem surgir medicamentos similares e genéricos daquele medicamento referência que fora inicialmente protegido e explorou as vendas por ter sido inovador.

 

Lista completa e atualizada

Pesquisar pela lista com todos os itens de referência pode ser uma tarefa confusa e ineficiente. Essas listas são publicadas no DOU e depois disponibilizadas nos informativos da ANVISA. Pensando em facilitar a sua experiência, apresentamos neste post a lista completa de medicamentos referência atualizada para o ano de 2018 em PDF, oficial conforme registrado e regulamentado junto aos órgãos.

Acompanhamos com frequência junto à ANVISA para manter a informação deste post sempre atualizada e relevante aos usuários que a buscam.

Acesse as listas em PDF abaixo: (última checagem em 05/04/2018)

 

🖹 Lista A – Medicamentos referência – por principio ativo

🖹 Lista B – Medicamentos referência – por associações de princípios ativos

 

São divulgados também os nomes dos produtos referência que foram suspensos, tiveram o registro cancelado ou foram substituidos, veja nos links:

Lista de produtos referência excluídos, suspensos e cancelados: Link Link 

 

Para facilitar sua busca pelos itens dentro das tabelas, uma sugestão nossa: abra o arquivo PDF e aperte a tecla F3 do seu teclado para poder digitar buscar o nome que deseja localizar na lista em PDF que estiver na tela.

 

 

Legislação dos medicamentos referência

As exigências e trâmites da Anvisa para uma concessão ou uma renovação de registro de medicamentos com princípios ativos inovadores, no caso um medicamentos de referencia, estão todas nos sistemas e na publicação da RDC nº 200/2017, que além do citado também dispõe sobre genéricos e similares.

Já a RDC nº 35 de 2012 – 35/2012 – fala a respeito dos critérios para adicionar ou excluir um medicamento na Lista de Medicamentos de Referência da ANVISA. Veja a RDC 35 2012 para ler mais detalhes.

Então oficialmente a normativa na Anvisa sobre o registro e sobre renovação de registro para medicamentos de referência é a RDC nº 200/2017. Conforme a própria publicação no DOU, a RDC 200 de 2017 dispõe sobre os critérios para a concessão e renovação do registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, classificados como novos, genéricos e similares, e dá outras providências.

Fonte: ANVISA

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , ,
Mercado farmacêutico

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: