MasterCard Spending Pulse: Vendas no varejo crescem 4,1% em março

MasterCard Spending Pulse Vendas varejoSegundo o relatório, as vendas no e-commerce cresceram 17,1% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O SpendingPulse, relatório de vendas do comércio varejista brasileiro desenvolvido pela MasterCard Advisors, mostra que as vendas totais no varejo durante o mês de março (excluindo automóveis e materiais de construção) aumentaram 4,1%, quando comparadas com o mesmo período do ano passado, fechando o primeiro trimestre de 2015 com 0,1% de queda em relação ao último trimestre de 2014 (0,9%).
Cinco dos sete setores analisados ficaram acima da média de vendas no varejo: vestuário, móveis e eletrônicos, farmácias, materiais de construção e itens domésticos e pessoais. Combustíveis e supermercados ficaram abaixo da média. De acordo com Sarah Quinlan, Senior Vice Presidente and Group Head of Market Insights for MasterCard Advisors, “as vendas foram beneficiadas pela antecipação do Carnaval.
As vendas no e-Commerce cresceram 17,1% no comparativo anual de março. Os setores de móveis e vestuário tiveram crescimento acima da média das vendas online, enquanto o setor de eletrônicos ficou abaixo do índice.
Devido ao Carnaval em fevereiro, março teve dois dias úteis a mais, resultando em um aumento no comparativo com 2014. No entanto, a economia continua frágil, com o índice de confiança do consumidor em queda, registrando declínio de 2,9% em março. “Este índice, combinado com pressões inflacionárias e desaceleração na oferta de crédito, cria um ambiente hostil no varejo. Este cenário diminui os gastos dos consumidores”, finaliza Sarah Quinlan.
Fonte: Segs