Ministério da Saúde confirma nova compra da Coronavac

MS confirmou a compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac que se somará, então, às 46 milhões de unidades já adquiridas pela União

 O Ministério da Saúde (MS) confirmou no dia 1º de fevereiro que efetivará uma nova  compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac.

O lote se somará, então, às 46 milhões de unidades já adquiridas pela União.

Em nota, a pasta disse que vai firmar o contrato de compra das doses junto ao Butantan “semana que vem” e ressaltou que “está solicitando a antecipação do registro da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ampliar a vacinação para toda a população”.

Por enquanto, a Coronavac tem só autorização de uso emergencial.

 O Butantan e o governo paulista vinham pressionando o MS desde o início da semana pela confirmação do novo contrato para a realização desta  nova compra da Coronavac.

O diretor do instituto, Dimas Covas, afirmou que, se a pasta não efetivasse a compra, iria exportar as doses excedentes a países da América Latina.

O governador João Doria  disse que, caso o governo federal não manifestasse interesse até semana que vem, as doses poderiam ser vendidas para Estados e municípios.

O MS justificava que, por contrato, tinha até maio para decidir sobre o novo lote.

Mas a pressão de governadores e prefeitos e as críticas de especialistas sobre a demora na definição pesaram para que a pasta antecipasse a decisão.

Bula indica que Coronavac é contraindicada para poucas pessoas

Fonte: O Estado de S.Paulo

Foto: Shutterstock