Mudança no acesso aos sistemas e sites do governo federal

Logo do novo portal do Governo Brasileiro e Conta Gov.br

Nos últimos dias observamos uma mudança na forma de acesso aos portais de órgãos como Polícia Federal , Siproquim e Anvisa no Ministério da Saúde, entre outros.

Esta mudança é mais uma etapa do processo de unificação digital que o governo federal vem preparando, na qual todos os sites e portais do governo brasileiro estarão acessíveis em um único ambiente, o site www.gov.br.

Antes, o acesso era realizado através de usuário e senha cadastrado no portal individual de cada órgão, por exemplo:

  • No site da Anvisa www.anvisa.gov.br, o responsável por acessar serviços como renovação, cadastro e peticionamentos, deveria criar um usuário com uma senha específica para o portal.

O mesmo acontecia nos demais por tais como por exemplo Portal Da Polícia Federal SIPROQUIM, portal do ENEM, ou INSS.

Muitas contas para serviços do governo

Como resultado desses múltiplos acessos descentralizados, o usuário tinha diferentes senhas de acesso para cada portal. Manter tudo organizado era trabalhoso e era comum perder senhas.

Imagine um e-mail ou usuário diferente, e uma senha diferente também, para cada ambiente ou portal de cada setor ou serviço. Cada ambiente desse exigia um novo cadastro, um novo perfil, dados pessoais e da empresa. O processo era trabalhoso, repetitivo e redundante.

Com a nova forma de acesso, agora o usuário possui um login único que deverá ser vinculado a cada órgão e cada serviço específico que deseja ser solicitado via internet.

Nova forma de acesso: Conta Gov.br

A nova forma de acesso unificada foi nomeada de Conta Gov.br e é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você, e sua empresa está ligada ao responsável legal. Com a conta de acesso unificada, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. É gratuito e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

As novas formas de acesso agora são vinculadas a um CPF, seja do responsável legal da empresa ou da pessoa física ligada ao procedimento. Além do CPF, o acesso também pode ser através de QR code,  conta de login de bancos credenciados, certificado digital físico ou certificado digital em nuvem.

A conta Gov.br pode ser usada para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços como demandas da Receita Federal, Empreendedor Digital, eSocial, Consulta de documentos militares como o certificado de dispensa de incorporação, de reservista, de alistamento militar, entre outros.

Confira todos os serviços ligados à conta GOV.br no link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/onde-usar-a-conta-govbr/onde-usar-a-conta-gov.br

Mudança no acesso ao site da ANVISA

Assim como nos ambientes e portais do governo citados acima no texto, mudou o jeito de acessar os sistemas da ANVISA e também mudaram os antigos usuários e senhas utilizados como forma de acesso.

Agora, o acesso que antes era feito com usuário e senha específico para a ANVISA, acontece através da Conta gov.br, que deverá ser criada e conectada ao portal da ANVISA e antiga conta utilizada.

Para acessar a ANVISA para peticionamentos, consultas, cadastros, e demais procedimentos, será necessária a Conta gov.br.

Novo jeito de acessar o SIPROQUIM da Polícia Federal

E no portal da Polícia Federal e acesso ao SIPROQUIM, o processo mudou também e não é diferente: será necessário cadastrar uma conta gov.br, vincular ao CPF do responsável pela empresa, vincular a empresa ao cadastro do CPF e por fim vincular a conta Gov.br ao ambiente da Polícia Federal.

Só então, após concluir a migração das contas, será possível entrar no sistema do SIPROQUIM e realizar as solicitaçoes normalmente.

Acessar o SIPROQUIM para emissão de certificados, licenças, consultas, cadastros, e demais procedimentos, exige a Conta gov.br, assim como em todos os órgãos brasileiros, tão logo o processo de unificação seja concluído.

Dúvidas e confusão com novo acesso

Você achou mais complicado e burocrático? Muitos usuários e clientes da M2Farma vem relatando dificuldades e problemas.

A mudança vem causando dúvida e confusão principalmente entre empresas e usuários de sistemas de emissão de licenças, peticionamentos eletrônicos e autorizações no Ministério da Saúde, Anvisa e Polícia Federal, entre outros.

Recebemos diversos contatos e solicitações de suporte para reconfiguração do acesso a esses ambientes. Com certeza essa alteração vai exigir uma curva de aprendizado em todos os setores envolvidos.

Como criar conta gov.br 

Para criar uma conta gov.br é necessário digitar o CPF na tela de login. Então, clicar no botão continuar. Se não houver conta ainda para aquele CPF informado, será iniciado o processo de cadastramento que deverá coletar informações como nome completo endereço e demais detalhes pessoais e detalhes da empresa.

Após o envio das informações, será gerada senha e então o usuário será encaminhado a etapa de escolha dos serviços que se deseja acessar, para que possa vincular seu CPF ao órgão que deseja acessar, como a ANVISA por exemplo.

Ajuda para criar conta gov.br

O suporte para esses procedimentos é um pouco escasso por parte do governo federal, devendo o usuário utilizar as formas de contato disponibilizadas na seguinte página: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx

Se você necessita de suporte urgente, somos especialistas em trâmites e processos burocráticos e procedimentos como os citados acima, entre em contato com nossa equipe pois estamos à disposição para auxiliar.