Pandemia impulsiona modernização de laboratórios PMEs

Embora a pandemia tenha levado muitos negócios a encerrarem suas atividades, no setor da saúde a história vem sendo escrita de forma diferente: aqueles que se dedicaram a inovar e melhorar o atendimento aos pacientes encontraram em meio à crise muito espaço para crescer. É o caso dos laboratórios de análises clínicas que escolheram o WorkLab Web, plataforma online especializada em gestão de diagnósticos para laboratórios de análises clínicas, desenvolvido pela Criasoft Sistemas.

Em 2020, a empresa registrou crescimento de 35% em novas vendas em relação a 2019, atingindo a marca de 1600 laboratórios distribuídos por todo o país – 85% deles situados fora dos grandes centros econômicos. “Tecnologias já amplamente utilizadas nas capitais brasileiras por grandes laboratórios estão sendo implementadas agora pelos menores, que precisaram se modernizar para atender as necessidades do isolamento social”, afirmam os sócios da Criasoft-WorkLab, Gabriel, Guilherme e Raphael Simão. Desde que a pandemia começou, a empresa conquistou 450 novos clientes e lidera o mercado em quantidade de laboratórios.

O mercado de medicina diagnóstica é um dos que mais evolui a cada ano, graças ao avanço de tecnologias que permitem que os exames de diagnósticos sejam realizados em maior escala, em menos tempo e com melhor qualidade e precisão. Dados da Abramed apontam que o segmento movimenta entre R$ 42 e R$ 43,7 bilhões por ano, porém o país ainda se encontra defasado quando o assunto é inovação entre os pequenos e médios. “A pandemia acelerou o movimento de transformação digital, mas ainda há muito para se fazer principalmente fora dos grandes centros”, dizem os executivos.

Entre as tecnologias mais procuradas nesse período, está o sistema de gestão em nuvem, que funciona 100% online e oferece recursos para que o laboratório possa acessá-lo de qualquer lugar, permitindo o home office. Outro ponto decisivo para a modernização é a disponibilização dos resultados online, facilidade que até pouco tempo não era realidade na maioria das cidades distantes das metrópoles. “Pode parecer estranho para quem está nas capitais, mas este tipo de serviço só está chegando agora em regiões mais remotas do Brasil”, esclarecem. Da mesma forma, os resultados entregues por Whatsapp e SMS representam uma novidade importante em termos de agilização.

O investimento em tecnologia em nuvem também facilitou ampliação de novas formas de trabalho, como o drive thru e a coleta domiciliar. “São funcionalidades que trazem inúmeros benefícios para estas empresas, sobretudo por evitarem aglomerações e oferecerem mais conveniência dos pacientes”, afirmam.

A plataforma online também fez com que os menores pudessem abrir novos postos de coleta com facilidade e baixo custo para os testes de covid-19, além de ampliar parcerias com empresas e órgãos do setor público. Isso significou a possibilidade de expandir a operação e, consequentemente, melhorar o atendimento aos pacientes em todas as regiões do Brasil.

A expectativa da Criasoft – que está completando 35 anos de mercado – é atingir nesse ano 50% de crescimento em relação ao ano anterior. “Nosso objetivo enquanto negócio é promover a acessibilidade e qualidade do diagnóstico laboratorial para pacientes de todas as regiões através da tecnologia. A sociedade ganha com esta movimentação”, dizem.

Segundo os executivos, a saúde no Brasil tem evoluído nos últimos anos com a chegada de novas tecnologias, como soluções paperless, telemedicina, inteligência artificial, IoTs, wearables e a própria medicina de precisão. “Entretanto, não podemos esquecer que o Brasil é um país de dimensões continentais e que, dentro dele, há regiões extremamente carentes, cujas necessidades ainda estão em níveis mais básicos. Há muito espaço para crescer”, concluem os diretores do Worklab.