Onde consultar interações medicamentosas?

As interações medicamentosas podem ser consideradas erros evitáveis. Afinal, por um lado, os farmacêuticos, médicos e profissionais da saúde deveriam conhece esses resultados. Ou sejas das interações causadas pela combinação de medicamentos com diferentes substâncias.

Entretanto, os pacientes devem também informar aos profissionais toda medicação que já fazem uso. Dessa forma é possível evitar combinações indesejadas e complicações de saúde.

No entanto, a conscientização dos pacientes está sendo construída aos poucos. Por outro lado, os farmacêuticos e atendentes de farmácias precisam estar atentos para evitar interações medicamentosas. Para te ajudar, vamos apresentar os principais tipos de combinações e como podem ser checadas. Continue acompanhando e boa leitura!

Afinal, o que são interações medicamentosas?

As interações medicamentosas é um evento clínico que acontece na relação medicamento-medicamento, medicamento-nutriente ou medicamento-doença. Portanto, isso representa uma interferência de algum remédio, nutriente ou doenças na ação, absorção ou eliminação de outro medicamento.

Por exemplo, as interações medicamentosas causadas por antiácidos alteram as taxas de dissolução e absorção de remédios. Como:

  • Hormônios tireoidianos;
  • Antifúngicos imidazóis;
  • Antibióticos como a tetraciclina;
  • Anti-inflamatórios comuns como aspirina, diclofenaco e ibuprofeno.

No entanto, há medicamentos que precisam de acompanhamento profissional. Afinal, isso serve para avaliar e monitorar o risco de interações com outros remédios, alimentos e drogas.

Quais são as interações medicamentosas?

Normalmente, as interações medicamentosas tem uma ação indesejável, às vezes, até nociva ao paciente. Mas entre as ações possíveis estão:

  • Efeitos colaterais: quando se aumenta a ação de um remédio;
  • Insucesso do tratamento: quando diminui a ação do remédio.

Interação medicamento-medicamento

Dentro desse grupo de medicação temos a duplicação, oposição e a alteração. Portanto, essas interações são causadas por medicamento controlado quanto por medicamentos isentos de prescrição.

Interação medicamento-nutrientes

Neste grupo temos as combinações de remédios entre alimento, suplementos alimentares e álcool. Mas há pessoas que pensam que combinar remédio com álcool é possível. Porém, os efeitos colaterais são bastante ruins. 

Interações medicamento-doença

Nesse grupo, um remédio usado para tratar uma doença pode acabar prejudicando outra. Portanto, é muito importante falar com o médico se você já usa algum medicamento. Além de informar por quanto tempo.

Dicas para reduzir as interações medicamentosas

Abaixo, reunimos algumas práticas que ajudam a diminuir as combinações de remédios:

  • Sempre consultar médicos ou farmacêuticos antes de iniciar qualquer tratamento para usar novas substâncias;
  • Anotar toda medicação que usada para sempre apresentar na hora da prescrição de novos remédios;
  • Listar as doenças e os efeitos colaterais que sente;
  • Apresentar esses dados a todos os médicos e farmacêuticos que consultar;
  • Tomar a medicação como indicada pelo médico e posologia;
  • Informar-se sobre os efeitos colaterais lendo a bula;
  • Ter uma farmácia de confiança para comprar os medicamentos sempre no mesmo local;
  • Perguntar sobre os efeitos colaterais quando houver as combinações de remédios.

Sites para checar as interações medicamentosas

Vamos te mostrar alguns sites onde você, farmacêutico, pode checar as combinações de remédios. Afinal, é importante ter um portal de confiança para realizar suas consultas. O principal é o Greghi, onde é possível consultar as combinações medicamento-medicamento e medicamento-alimento.

Além desse, as consultas são feitas pelo Interage. Afinal, ele tem uma base de mais de 78 mil interações medicamentosas relatadas.

Ficou alguma dúvida sobre as interações medicamentosas? Entre em contato com os nossos especialistas (48) 3733-7690.