Ter um bom controle financeiro da farmácia é muito importante para que todos os dados estejam corretos e possibilitem uma análise assertiva sobre a realidade do negócio. Isso porque muitas decisões importantes que o gestor toma em relação à farmácia são baseadas nos números dos relatórios.
As informações obtidas por meio do controle financeiro da farmácia têm papel fundamental nas atividades do dia a dia da loja, principalmente em relação aos pagamentos, que precisam ser efetuados dentro dos prazos.
O controle financeiro da farmácia tem como base o registro de todas as entradas e saídas de valores da empresa. Por isso, o fluxo de caixa está diretamente relacionado com o controle das finanças do negócio.
Dessa forma, o registro de entrada e saída de valores precisa ser feito com agilidade e segurança das informações, para evitar erros de análise e prejuízos ao negócio.
Sistemas automatizados ou planilhas eletrônicas?
Para ter um bom controle financeiro da farmácia, o gestor precisa ter um sistema eficaz que proporcione facilidade de inserção dos dados e agilidade na formatação dos relatórios. Em geral, os sistemas automatizados são essenciais para ter sucesso no varejo farmacêutico.
Há muitas farmácias que ainda utilizam planilhas eletrônicas para efetuar o controle dos registros. Porém, a utilização de métodos manuais pode dificultar o trabalho do gestor. Isso porque a movimentação financeira de uma farmácia possui um alto grau de complexidade e sistemas que não são automatizados podem tornar a análise mais trabalhosa e com maior probabilidade de erros.
Tipos de controle financeiro da farmácia
Para ter uma drogaria de sucesso, é muito importante o gestor conhecer os principais tipos de controle financeiro da farmácia. São eles:
Movimento de Caixa
É o fluxo de dinheiro que entra e sai do caixa em um determinado período. Todos os registros devem ser contabilizados no sistema para o gestor ter total controle de todos os valores utilizados da empresa e também do saldo em caixa.
Contas a Pagar
São as obrigações financeiras que a empresa precisa cumprir. Podem ser desde os gastos menores com artigos para a copa, como café e açúcar, até despesas maiores, como custos fixos de aluguel, luz e água. Nessa categoria também são incluídos os pagamentos para fornecedores de produtos e serviços contratados para a loja.
Contas a Receber
São as entradas de valores realizadas ou prevista no caixa da empresa. Todas as vendas realizadas na drogaria são contabilizadas no Contas a Receber, assim como outras receitas que a empresa tenha para receber.
Controle Bancário
É a verificação de toda a movimentação bancária da empresa. Por meio da checagem do extrato bancário, o gestor consegue saber se os registros e valores foram foram compensados na conta da empresa.
Fluxo de Caixa
É a movimentação de entrada e saída de dinheiro do caixa. Nesse caso, usar um sistema automatizado é um fator primordial para manter o controle de todos os registros, assim como obter relatórios de forma rápida e eficaz para fazer a análise periódica.
Apuração de Resultados
É o cruzamento das receitas e despesas para determinar o resultado líquido em um determinado período. A apuração pode ser feita mensalmente pelo gestor.
A organização dos registros por tipos de controle financeiro da farmácia auxilia o gestor na tomada de decisão no negócio. Por meio da análise das informações é possível compreender a situação real da farmácia e quais os problemas ocorrem para efetuar os ajustes necessários.
Conciliação Bancária e Fluxo de Caixa
Um bom controle financeiro da farmácia deve passar pela conciliação bancária. O gestor precisa analisar todos os lançamentos no sistema e comparar com os registros feitos no extrato bancário. Dessa forma, é possível perceber se houve algum erro de entrada ou saída de valores, além de saber qual é o saldo disponível na empresa.
Para fazer a conciliação bancária na drogaria é preciso:
- Inserir diariamente no sistema todos os registros de entradas e saídas de valores, ou seja, todos os pagamentos efetuados e as vendas realizadas na drogaria;
- Obter um extrato referente ao período a ser analisado;
- Comparar um a um todos os valores do extrato com os registros feitos no sistema.
Após a análise das informações, todas as inconsistências encontradas devem ser verificadas e corrigidas o mais rápido possível, para que os resultados no final do mês não sejam comprometidos.
Fazer o controle financeiro da farmácia é uma tarefa que requer muita atenção do gestor. Isso porque trata-se de um processo que influencia diretamente na visão geral do negócio. Se o gestor conhece as finanças da farmácia, terá mais condições para planejar suas compras, garantir um saldo positivo no caixa e tomar decisões estratégicas para evoluir o negócio.
Fonte: Farmarcas