A autorização da Prati-Donaduzzi para exportação foi concedida por meio de uma auditoria realizada pela National Sanitation Foundation (NSF), organização líder mundial em segurança alimentar que tem como objetivo testar, auditar e certificar produtos e sistemas, garantindo a qualidade dos mesmos de acordo com as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações globais.
A NSF é credenciada pela FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Durante três dias, a NSF inspecionou aproximadamente 460 itens que foram avaliados seguindo critérios rigorosos, tanto na instalação física da planta da Prati-Donaduzzi como também na área de apoio. Vale destacar que a planta de nutracêuticos foi adequada seguindo os padrões de uma indústria farmacêutica, mesmo não sendo exigido pela legislação, propiciando maior assertividade em auditorias e qualidade de produção.
Mercado em ascensão
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), globalmente, uma em cada três pessoas sofre de deficiência de micronutrientes. Os principais impulsionadores para o crescimento do mercado de ingredientes nutracêuticos são os benefícios gerados para a saúde associados ao seu consumo, tais como atraso no processo de envelhecimento, prevenção de doenças crônicas e aumento da expectativa de vida.
Além disso, espera-se que o consumo de ingredientes nutracêuticos ajude a manter a saúde de um indivíduo e a reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer, diabetes, obesidade e outros. “Os nutracêuticos trazem grandes vantagens para saúde e por terem uma concentração maior de nutrientes são efetivos na prevenção de doenças”, conclui Maffissoni.
Atualmente, a indústria possui uma linha com 11 nutracêuticos em comercialização no Brasil, compostos por multivitamínicos, ômega 3, óleo de coco, entre outros. “Atestamos a qualidade do início ao fim do processo produtivo, especialmente no que diz respeito às matérias-primas de alto padrão.
Os produtos que vão para os EUA possuem qualidade acima dos padrões do mercado e seguem os mesmos critérios rigorosos que aplicamos em nossas linhas comercializadas no Brasil”, o executivo da Prati-Donaduzzi.
Fonte: Prati Donaduzzi