CRF/MG reativa o programa Traga de Volta de descarte de medicamentos .

O Traga de Volta visa promover, em parceria com farmácias, drogarias e outros serviços de saúde, alternativas para que a população descarte corretamente seus medicamentos vencidos ou inutilizados.

O descarte inadequado de resíduos de serviços de saúde, incluindo medicamentos, traz uma série de riscos para o meio ambiente e para a população. Por isso, todos os estabelecimentos de saúde do país devem possuir um programa de gerenciamento de seus resíduos, permitindo o manejo e descarte seguros.

Apesar dessas regras, infelizmente, há poucas alternativas consolidadas e amplamente divulgadas para que a população descarte corretamente seus medicamentos vencidos ou não utilizados. Assim, as pessoas acabam descartando-os no lixo comum ou no esgoto o que, claramente, prejudica o meio ambiente e ainda expõe os seres vivos à contaminação por esses produtos.

Estima-se que cerca de 30 mil toneladas de medicamentos são jogados fora pelos consumidores a cada ano no Brasil, conforme dados da Anvisa.

Com a adesão ao Traga de Volta, as farmácias e drogarias poderão agregar aos seus resíduos para descarte, os medicamentos vencidos entregues pela população. Com isso, ganham o meio ambiente, com a redução da contaminação das substâncias químicas dos medicamentos que afetam a água, o solo, o ar, a fauna e a flora; e ganham as farmácias, que fidelizam a sua clientela, associando-se a imagem de empresas ambientalmente sustentáveis e toda a população, ao serem evitados acidentes e contaminação pelo uso ou descarte indevido de medicamentos.

Para a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, “reativar o Traga de Volta nos dá grande satisfação, pois sabemos que o farmacêutico tem muito a contribuir com a população, fazendo o seu papel social e seu papel profissional, orientando sobre a importância do descarte correto dos medicamentos. Além disso, os parceiros contribuem com o meio ambiente, com a população e agregam ainda mais valor ao seu negócio”, avalia.

Para saber como aderir ao Traga de Volta e obter mais informações, acesse: https://www.crfmg.org.br/tragadevolta/

Gabriel Amorim
Farmacêutico

Fonte: CRF/MG