Vereador propõe criação de farmácia popular veterinária

A criação de uma farmácia veterinária popular foi discutida durante audiência pública ontem na Câmara Municipal de Teresina. O objetivo é o permitir o acesso de famílias com baixa renda à saúde dos seus animais de estimação. Além de também abranger as ONG’s que trabalham no resgate e tratamento de animais abandonados. A proposta da criação da farmácia é do vereador Luís André (PSL), que esteve em audiência com sua proposta na manhã de ontem (27) e esperava a sanção do prefeito Firmino Filho.

“A implantação desse serviço é de grande relevância para todos os teresinenses, tanto na população de baixa renda, que não tem como custear as despesas médicas dos seus animais e também para as instituições voluntárias, como a APIPA, Protetores de Patinhas. Eles resgatam e cuidam dos animais, mas não tem como arcar com despesas. A Audiência contou com todos os envolvidos nesses assuntos. Esperamos que o projeto seja aprovado nas comissões e pelo plenário para posteriormente ser sancionado pelo prefeito Firmino Filho”, conta o vereador Luís André.

O intuito do projeto, segundo o vereador, é disponibilizar para as famílias carentes, previamente cadastradas em serviços sociais e ONGs registradas no município medicamentos, vacinas, procedimentos veterinários, tudo de forma gratuita. “Com esse trabalho a nossa finalidade é aumentar o número de animais adotados e reduzir o número de abandono e proliferação de doenças e sacrifícios de animais”, explica o vereador.

“A gente precisa desse auxílio, pois quem resgata um animal de rua, faz por amor, muitas vezes nem onde colocar tem, mas faz o resgate pois é uma vida, e nós reconhecemos o valor de cada ser vivo, independente de raça ou espécie. Precisamos de apoio para continuar nosso trabalho”, explica a presidente do Protetora de Patinhas, Shayana Raianny.

Fonte: Jornal Diário do Povo