Qual a diferença entre medicamento de referência, genérico e similar?

É imprescindível o farmacêutico e atendentes compreenderem a diferença entre os medicamentos referência, genérico e similar, principalmente para explicar a seus clientes no ato da venda. Buscando auxiliar, a M2Farma trouxe este artigo para tirar suas dúvidas.

  • O medicamento referência é o “original”, que fora o primeiro registrado de um determinado ingrediente farmacêutico ativo (IFA) após a comprovação de sua eficácia e segurança através de testes. Geralmente possuem os preços mais elevados e o nome criado pelo fabricante (nome fantasia) em sua embalagem. Além disso possuem a comercialização exclusiva durante o período de patente do laboratório, o que dura em torno de 10 a 20 anos.
  • Após o fim do período da patente, outros laboratórios também começam a produzir medicamentos semelhantes aos referência e estes são os chamados similares. Possuem as mesmas características, princípios ativos, dose, forma farmacêutica e passam pelos mesmos testes de comprovação da eficácia, assim como os medicamentos referência, apresentam a marca em sua embalagem. As suas diferenças são apenas em relação a tamanho, formato, embalagem, rótulo e devem informar na bula que são substitutos aos medicamentos de marca.
  • Os medicamentos genéricos são os desenvolvidos para reproduzir o efeito do medicamento de referência tanto na questão de segurança quanto eficácia. Eles não possuem marca em sua embalagem e se identificam apenas pelo nome do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). São submetidos também a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que verifica e aprova os testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência garantindo a segurança para os usuários. Na embalagem dos genéricos há uma tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico”.

Com os altos valores dos medicamentos de referência, as empresas dedicam grande parte de sua lista de remédios para os genéricos e similares. Oferecendo descontos para os clientes, o preço final costuma ser bem menor do que os encontrados nos medicamentos mais caros. Por isso é imprescindível compreender a diferença entre os tipos de medicamentos para repassar o conhecimento ao consumidor indeciso.