Lista de sindicatos do setor farmacêutico

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Cada ramo profissional possui seu representante legal, mais conhecidos como sindicato. Estes grupos lutam pelos direitos dos trabalhadores de cada profissão, buscando melhoria nas condições de trabalho e formas de assegurar a manutenção dos benefícios estabelecidos na Convenção Coletiva da Categoria. 

Muitas das conquistas trabalhistas só foram efetivadas por pessoas que compunham sindicatos que lutaram por mudanças no segmento. Em síntese, o sindicato nada mais é do que um instrumento de organização e luta dos trabalhadores em defesa dos interesses da sua classe. Como consequência sua força está diretamente relacionada à consciência, adesão e união dos seus trabalhadores. No ramo farmacêutico, não é diferente. Conheça os principais sindicatos de farmacêuticos do Brasil:

Sindicatos de Farmacêuticos no Brasil

Em 1974 foi criada a Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR https://www.fenafar.org.br/ por profissionais que perceberam a importância de haver uma organização em prol da representatividade da categoria farmacêutica em debates fundamentais para a valorização da profissão e seu avanço no país. 

Já se completam 41 anos de luta pela afirmação da identidade do farmacêutico como um profissional e trabalhador da saúde. Sendo estes profissionais de extrema importância para ações que envolvem os medicamentos, partindo da sua produção e até passando corretas orientações para seus usuário. 

Conforme a luta por melhores condições trabalhistas, a necessidade de se criar órgãos competentes nas mais diversas regiões do Brasil, assim aos poucos foram surgindo sindicatos municipais, regionais e estaduais. Hoje no Brasil temos uma grande representatividade de sindicatos responsáveis por cada estado. 

Sindicatos estaduais de Farmacêuticos

Em São Paulo temos o SINFAR – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo http://sinfar.org.br/.  Em 1946 recebeu do Poder Público, a carta que concedeu ao SINFAR a possibilidade de atuar com atos sindicais. Hoje possui um grande engajamento junto a seus profissionais e adiciona diversas vitórias para a categoria. 

O SINDFAR – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Santa Catarina http://www.sindfar.org.br/. Teve a sua fundação oficial só em 1985, em conjunto com os movimentos estudantis  que o SINDFAR se reestruturou e voltou a lutar por mudanças no segmento farmacêutico. 

A criação do SINFARMIG – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais https://www.sinfarmig.org.br/ não foi fácil. Após muita luta e força de vontade o grupo conseguiu condições necessárias para a implementação do sindicato no Estado Mineiro.

O SINDIFAR PR – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná http://sindifar-pr.org.br/ tinha a vontade de criar uma representatividade para a classe no estado paranaense, para defender seus interesses da categoria e lutar pela valorização profissional. O ano de 1979 datou a criação do sindicato do estado do Paraná.

O SINFAERJ – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro https://sinfaerj.org.br/ foi fundada no ano de 1949, onde recebeu a carta que mudava seu status de associação para sindicato, o que permitiu participação nas mudanças e benefícios a favor dos farmacêuticos do estado. 

O SINFES – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Espirito Santo, site https://www.sinfes.com.br/, foi oficialmente fundado em 1956, com o golpe militar e o período da Ditadura, porém só em 1980 é que os farmacêuticos preocupados com a falta de apoio, conseguiram se unir para reivindicar seus direitos.

Desde 1966, o SINFARPE – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Pernambuco, cujo site é  http://www.sinfarpe.org.br/sinfarpe/, atua representando os interesses da categoria farmacêutica. Sempre presente nos fóruns de luta, tem assento garantido no conselho Estadual de Saúde de Pernambuco.

Sindicatos patronais do setor farmacêutico

Assim como os farmacêuticos possuem sindicatos para lutarem por seus direitos como profissionais da categoria. A empresas farmacêuticas também possuem organizações que estão a procura de defender os legítimos interesses da indústria farmacêutica instalada no Brasil.

Fundado em 1933, o SIDUSFARMA – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo é a maior entidade representativa do setor no país. Atua em diversas áreas: regulação sanitária, regulação econômica e tributária, relações sindicais trabalhistas, melhoria de processos produtivos, inovação, etc. o Site do SIDUSFARMA é  https://abdi.sindusfarma.org.br.

O SINDIFARGO – Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás http://www.sindicatodaindustria.com.br/ é uma entidade representativa do setor, sem fins lucrativos, tem por objetivo a defesa dos interesses dos seus filiados perante os órgãos governamentais em nível municipal, estadual e federal. A entidade representa o segmento patronal nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho.

A SINCOFARMA- Sindicato do Comércio Varejista https://sincofarma.org.br/ é uma insitituição patronal que representa a empresas da categoria nas negociações salariais e convenções coletivas em todo o estado de São Paulo. Dentre as principais representatividade do setor do comércio varejista de produtos farmacêuticos também oferece serviços de regularização, orientações e execução de serviços burocráticos com a ANVISA, consultoria jurídica entre outros. 

Reunimos neste texto os principais sindicatos patronais e de farmacêuticos pensando em facilitar a sua pesquisa. Esperamos que as informações tenham sido valiosas e ficamos à disposição para adicionar sua sugestão de sindicato à lista do post.

 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:


Mercado farmacêutico

Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: