Annita: 3 dúvidas sobre o remédio

O Annita também pode ser conhecido pelo nome de seu princípio ativo: Nitazoxanida. Esse remédio é comumente utilizado para o

O Annita também pode ser conhecido pelo nome de seu princípio ativo: Nitazoxanida. Esse remédio é comumente utilizado para o tratamento de parasitas intestinais.

Veja também: Anvisa libera venda do Annita sem retenção de receita 

Indicado inicialmente para infecções por protozoários, o Annita tem sido utilizado também para gastroenterites causadas por vermes ou vírus. Abaixo, vamos contar mais sobre esse remédio.

Siga nosso Instagram

Quais os outros nomes do Annita?

Além do Nitazoxanida produzido pela Farmoquímica (Annita), o medicamento também pode ser encontrado como genérico. Outros remédios de marca com esse princípio ativo são Zoxany, Trinida, Tanisea, Pará e Azox.

Você pode encontrar nas farmácias as apresentações em comprimido ou suspensão oral.

Serve para a Covid-19?

Não. Estudos ainda estão sendo realizados com o Annita para determinar sua eficácia no combate à  Covid-19.  Em julho, foi publicado na revista científica E-Clinical Medicine uma pesquisa conduzida por cientistas brasileiros.

50 indivíduos internados com sintomas moderados do novo coronavírus foram divididos em dois grupos. Um deles ingeriu placebo, enquanto o outro fez o tratamento com nitazoxanida, principio ativo do Annita, mas em uma dosagem diferente do comercializado em farmácias.

Os pacientes que realizaram o tratamento com o Annita tiveram uma alta em média em seis dias, mais cedo do que os presentes no braço do placebo, em média 14 dias.  Os que tomaram o medicamento também apresentaram menor presença de substâncias inflamatórias e redução na carga viral.

Os pesquisadores ressaltam que esse é apenas um prova de conceito, que é como um teste inicial, norteando a possibilidade ou não de ensaios clínicos maiores. Para se ter certeza da segurança do tratamento, é necessário o teste em um grupo maior.

Quais os efeitos colaterais e contraindicações?

Os efeitos colaterais causados pelo Annita acontecem em menos de 5% dos casos. O que pode acontecer? Urina esverdeada, dores de cabeça, náuseas e vômitos, cólicas e diarreia.

Já sobre as contraindicações, o único grupo que definitivamente não pode consumir o remédio são os alérgicos à droga. Já pacientes com insuficiência renal ou hepática devem evitar o medicamento, mas podem ingeri-lo com cautela. Diabéticos devem ter especial cuidado com a versão em solução oral, pois ela possui 1.5 grama de açúcar, para cada 5 ml.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!