China aprova testes de vacina para Covid-19 em humanos

A empresa CanSino Biologics recebeu aval do governo da China para iniciar testes em humanos de uma vacina contra o coronavírus, segundo informações da Bloomberg. A vacina, desenvolvida em parceria com a Academia de Ciências Médicas Militares da China, passará por testes clínicos em Wuhan, onde se originou a pandemia que infectou mais 200 mil pessoas e matou mais 8 mil no mundo.

O teste será realizado em 108 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 60 anos, em três doses diferentes. Os procedimentos devem ter início ainda neste mês e continuarão até o final do ano. Segundo a empresa, a vacina já foi testada em animais e é “comprovadamente segura e capaz de obter imunidade contra o vírus”, segundo o Época Negócios.

Segundo a Bloomberg, mais de 100 ensaios clínicos foram realizados na China para testar a eficácia de medicamentos contra o coronavírus, desde remédios contra a gripe e anticorpos de pacientes recuparados até ervas usadas na medicina tradicional chinesa.

Além da CanSino, a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline também está trabalhando em parceria com a chinesa Clover Biofarmaceuticals em outra vacina experimental. Nesta semana, os Estados Unidos iniciaram os primeiros testes em humanos de uma vacina, em um estudo que vai acompanhar 45 adultos durante seis semanas.

De acordo com especialistas, a conclusão dos testes e o lançamento de uma vacina contra a covid-19 pode levar de meses a um ano. A Shanghai Fosun Pharmaceutical Group teria licenciado uma vacina contra o coronavírus, que já está sendo desenvolvida pela BioNTech SE, empresa com sede em Mainz, na Alemanha.

Fonte: Voz da Bahia