Áreas de atuação do farmacêutico no Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, a profissão de farmacêutico não é exclusiva para o atendimento em farmácias ou drogarias. Os Farmacêuticos são profissionais que em sua grade curricular aprendem a como manipular substâncias químicas para a produção de medicamentos ou cosméticos, teste e exames laboratoriais e outras funções em vários segmentos da indústria. Assim como podem atuar no controle de insumos farmacêuticos e medicamentos exigido por lei.

Conforme o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades que o profissional possuem em sua formação são agrupados em 10 linhas de atuação. Dentre elas estão o segmento alimentício, análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Logo com a grande diversidades nos caminhos que podem ser seguidos e a necessidade da aprovação do Conselho, o CFF categorizou às 135 especialidades que podem ser executadas por esses profissionais, a fim de delimitar quais áreas os farmacêuticos podem atuar. 

Algumas das especialidades são: Acupuntura, Análises clínicas, Bacteriologia clínica, Banco de sangue, Controle de vetores e pragas urbanas, Cosmetologia, Exames de DNA, Farmácia de diversos segmentos, Genética, Gestão ambiental, Indústria de cosméticos, Logística farmacêutica, Marketing farmacêutico, Pesquisa clínica, Toxicologia forense e Toxicologia veterinária.

Análises Clínicas

O profissional que atuar com a análise clínica, terá a sua denominação como farmacêutico bioquímico.

Este profissional irá atuar na realização de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento de laboratórios, assessoria em análises clínicas, pesquisa e extensão, garantia e controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas, magistério superior e planejamento e gestão no setor, entre outras competências que pode atuar também. 

 

Indústria de Alimentos

Atuando na indústria de produtos alimentícios, o profissional farmacêutico terá a denominação de farmacêutico bromatologista.

Ou seja, profissional que estuda os alimentos, ficando responsáveis pelo controle de qualidade inspeção e vigilância sanitária em todo o processo de desenvolvimento, assim como a participação no setor produtivos das indústrias ou atuando em parte de pesquisas práticas nas empresas. E mais outras funções dentro da indústria. 

 

Genética

A carreira de farmacêutico geneticista, apesar de exercida por poucos profissionais, possui amplo reconhecimento mundial e, no longo prazo, é uma das carreiras científicas mais promissoras na área de farmácia.

Os profissionais atuam no desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de genética, coleta de material e realização de análises em diversos segmentos, estuda variabilidade genética dos indivíduos com relação às drogas específicas, determinando o tipo e é responsável pelo controle de qualidade e administração em laboratório de genética humana, entre outras funções.

 

Indústria Cosmética

Dentro da Indústria cosméticas os farmacêuticos podem atuar no controle de produção, controle de qualidade, controle de processo e pesquisa, além do setor de desenvolvimento.

Desenvolvendo formulações cosméticas se atentando à estabilidade e à compatibilidade de seus componentes pode coordenar também estudos de estabilidade físico-química e microbiológica das formulações aprovadas, prepara relatório explicitando as vantagens das substâncias ativas e demais matérias-primas presentes na formulação aprovada e etc.

 

Farmacêutico Veterinário

A carreira farmacêutica veterinária atua num nicho de mercado bastante específico, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.A importância desta carreira vem crescendo devido ao aumento da regulação que impacta nas indústrias que produzem medicamentos veterinários. O profissional que seguir esta carreira atuará na orientação dos diferentes profissionais sobre o uso correto de medicamentos, elaboração de normas e controles que garantam a qualificação de fornecedores, gerencia e executa atividades ligadas ao departamento de desenvolvimento de produtos. 

 

Toxicologia

A carreira de farmacêutico toxicólogo está inserida numa área das análises clínicas, realizando análises toxicológicas, e é muito demandada pelo mercado de trabalho. Em laboratórios clínicos o profissional atua como responsável pelo processo de gestão laboratorial, realiza análises toxicológicas. No ramo de perícias criminais pode realizar perícias em locais de infração penal, rastreia a presença de drogas lícitas ou ilícitas no sangue de indivíduos vivos, por meio de exames, realiza exames em cadáveres por meio da necropsia e Investiga possíveis falsificações ou adulterações de medicamentos comercializados, assim como na investiga acidentes químicos de massa e conferência de instrumentos utilizados em casos de infração penal.

Farmacêutico Acupunturista

A carreira de farmacêutico acupunturista vem ganhando visibilidade e pode ser exercida por todos os profissionais que estejam regulamentados pelos seus conselhos profissionais. A carreira demanda realização anamnese do paciente, seleção de pontos onde a acupuntura será realizada e aplica a técnica, avaliação de e sintomas e prepara o paciente, planeja procedimentos de acordo com as necessidades e demandas dos pacientes, e corrige desequilíbrios energéticos para normalização do organismo. 

 

A profissão de farmacêutico é muito promissora e demonstra ter grande capacidade de crescimento. Por ser um segmento muito dinâmico que permite que o profissional tenha uma grande gama de opções para sua atuação, setores de diversos segmentos tem almejado esses profissionais para atuação. Os ramos de pesquisa por exemplo, tem demandado o auxílio de diversos profissionais da saúde para compor quadros de pesquisa principalmente no ramo oncológico.

Os setores de genética e citogenética também veem nesses profissionais grandes qualificação para atuação em inovadoras pesquisas do ramo. É claro que há também muitas oportunidades nos segmentos convencionais como farmácias e drogarias e nos setores industriais, mas a diversidade de especialidades que o farmacêutico pode atuar cria diferentes perspectivas da profissão.